Campanha ‘Um toque que pode mudar sua vida’, da OAB Sergipe, traz alerta sobre prevenção, diagnóstico e cuidados contra o câncer de mama e de próstata

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Porém, muitas pessoas, por medo ou desinformação, evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB), iniciou a campanha ‘Um toque que pode mudar sua vida’, em alusão ao Movimento Outubro Rosa e Novembro Azul.

O intuito é de alertar a sociedade para a importância de prevenir, diagnosticar e de reforçar os cuidados contra o câncer de mama e de próstata.

Para os especialistas, desfazer as crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável, é imprescindível.

“Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade”, alerta o Inca.

Informe-se
Você sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira? Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

A indicação do Instituto é que toda mulher com 40 anos de idade ou mais, procure um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, a mulher entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Converse
É preciso quebrar um dos velhos paradigmas da população masculina sobre o hábito de visitar o médico, mesmo sem sintomas, para a prevenção de doenças. O alerta do Novembro Azul tem foco, principalmente, no câncer de próstata, que segundo o Inca, é o mais comum entre os homens e representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil. Dados do Instituto indicam que, entre os anos de 2020 e 2022, o país pode registrar cerca de 65.840 novos casos da doença a cada ano.

A Prevenção, portanto, é a palavra de ordem. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para consultas regulares e preventivas!

A realização de exames de próstata, ao menos uma vez no ano, são extremamente importantes para o diagnóstico precoce e tratamento correto.

Outubro Rosa
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Confira mais informações na Cartilha do Inca.

Novembro Azul
A campanha, movimento que começou no mundo em 2003 e chegou ao Brasil em 2008, tem como objetivo conscientizar os homens quanto à importância da realização de exames preventivos no combate a problemas de saúde que atingem esse público.

Saiba mais na Cartilha do Governo Federal.

***Com informações do INCA
Por Innuve Comunicação
ASCOM OAB/SE