OAB Sergipe e CAASE recebem Selo ODS por estimular objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O Selo ODS, que foi entregue a entidades e personalidades, tem o objetivo de estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU, рог meio do reconhecimento de entes públicos, empresas, organizações públicas e privadas da sociedade civil e pessoas físicas, as quais realizam ações em prol do alcance das metas por uma sociedade mais justa e igualitária.

Entre as instituições premiadas estavam a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe e Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE). A premiação aconteceu durante a abertura do Encontro Estadual ODS Sergipe 2022. A OAB/SE esteve representada por sua vice-presidente Letícia Mothé e a CAASE por sua presidente, Marília Menezes.

A Ordem recebeu o Selo ODS por suas ações promovidas durante o ano de 2022, especialmente pela campanha de combate ao assédio e também por promover ações inclusivas de promoção da igualdade racial e antirracismo no sistema OAB e sociedade em geral.

No âmbito da campanha contra o assédio, a OAB/SE promoveu a criação de um Comitê Especial de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual.

Já através da Comissão de Igualdade Racial, ganhou destaque o projeto “Construindo Uma Escola Antirracista: Diálogos E Práticas”.

O presidente da Comissão de Igualdade Racial, Carlos Zuzarte, justifica que “o ensino antirracista, pautado na Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira, é um dos mecanismos importantes para corrigir o atual cenário e mudar a forma de educar. Só pela educação será possível superar problemas crônicos da sociedade brasileira, como o racismo estrutural, desigualdades de gêneros e outras formas de opressão. É na escola onde crianças e adolescentes constroem os primeiros aprendizados, fazem descobertas sobre a vida”.

Além do Selo ODS a CAASE também foi premiada em reconhecimento pelas práticas de boa saúde e bem-estar ações desenvolvidas para toda advocacia e seus dependentes, como por exemplo, atendimento de saúde bucal, saúde mental e atividade física.

Desenvolvimento Sustentável
A certificação Selo ODS consiste em um documento que as reconhece como socialmente responsáveis, e para tanto, baseia-se na avaliação do Relatório Anual das ações desenvolvidas ao longo do ano em conformidade com os 17 “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. O prêmio representa um importante diferencial para as organizações públicas ou privadas, na criação de vínculo entre marca, produto ou serviço com desenvolvimento sustentável.

Por Innuve Comunicação
ASCOM – OAB/SE