OAB/SE inaugura Coworking e reafirma seu compromisso com a advocacia sergipana

Um momento de celebração para a advocacia sergipana. Assim pode ser considerada a noite desta quinta-feira, 01, quando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, promoveu a entrega de dois importantes espaços para a advocacia: o espaço Coworking e o novo plenário da sede da Ordem. As inaugurações fazem parte do compromisso da OAB/SE para a construção de uma advocacia moderna e cada vez mais próxima da sociedade.

A solenidade contou com as presenças do presidente do Conselho Federal da OAB, Betto Simonetti; do presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento; da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada Cristiane Damasceno; do procurador nacional de defesa das prerrogativas pelo Conselho Federal da OAB, Alex Sarkis;  do coordenador nacional de Interiorização da OAB, João de Deus Quirino Filho; do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Edson Ulisses de Melo, de autoridades jurídicas, membros da Procuradoria e do Judiciário sergipanos, além de advogados e da sociedade em geral.

O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, realizou a entrega do Coworking lembrando, em seu discurso, da parceria da OAB/SE com o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), que tornou possível a concretização desse importante espaço para a modernização da advocacia sergipana.

“Nós temos aqui um espaço totalmente novo e pensado para o conforto e bem-estar da advocacia sergipana, com salas completas, com computador, espaço para vídeo conferência e mobiliário de qualidade. É importante ressaltar que a inauguração desse espaço só está sendo possível graças aos recursos do FIDA, com quem a OAB/SE tem uma parceria muito boa, e ao apoio do Conselho Federal, que sempre olhou para nós aqui em Sergipe de forma muito carinhosa e atenciosa”, destacou Danniel.

“O compromisso que é cumprido aqui hoje é com a advocacia de Sergipe, e eu agradeço muito a todos que se esforçaram para que isso fosse realizado”, comemorou o presidente da OAB/SE.

A criação de espaços Coworking para a advocacia tem sido uma tendência em todo o país e uma reafirmação da valorização da profissão, como explicou o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

“O que está acontecendo aqui hoje é um paradigma daquilo que nós queremos para a advocacia brasileira, no que tange à redignificação da nossa profissão, e isso não tem nada a ver com luxo, mas sim com um ambiente salubre e propício para os colegas e as colegas que tiveram que fechar seus escritórios e se desfazer de toda a estrutura durante a pandemia pela Covid-19, por exemplo”, disse.

Ainda de acordo com Simonetti, o investimento realizado pelas OABs em espaços como esse, iniciativa que ocorre em todo Brasil, representa “o retorno das anuidades da advocacia para a própria advocacia, uma entrega que é feita com muita satisfação e emoção como está sendo para a advocacia de Sergipe. E que seja assim em todo país, para que cada advogado e cada advogada tenha condições de exercer, com a dignidade que nós entendemos, suas atividades”.

A ampliação do número de espaços coworking foi um dos primeiros compromisso assumidos por Simonetti logo após sua posse, lembrou Felipe Sarmento, que parabenizou a OAB/SE por também assumir esse compromisso com a advocacia.

“A questão do coworking e do atendimento à advocacia, a forma de devolver à advocacia as anuidades através de instrumentos que possam facilitar e melhorar o exercício da profissão, sempre foi uma marca e um projeto que o Simonetti, não apenas prometeu, mas vem cumprindo em sua gestão, projeto abraçado também por Danniel Costa. Lembro de ter vindo a Aracaju e percorrido com ele a alguns prédios à procura do local ideal para transformarmos no coworking da OAB de Sergipe, e ver esse prédio moderno sendo entregue é um momento histórico para a advocacia sergipana”, lembrou Sarmento

O espaço, localizado na esquina entre as ruas Dom José Thomaz e Duque de Caxias, no bairro São Jose, em Aracaju, conta com duas salas de reunião com capacidade para sete pessoas, cada; 10 salas de atendimento, sendo uma delas para PCD (Pessoa Com Deficiência); além de um espaço com nove estações de trabalho nos quais a advocacia poderá utilizá-lo de forma individual, a partir de um agendamento prévio e de forma gratuita para aqueles em dia com a Ordem.

O local passa a ser uma importante ferramenta para os profissionais que estão iniciando na advocacia, uma vez que eles poderão trabalhar e atender, sem nenhum custo, seus clientes, reduzindo as despesas administrativas e operacionais, ao mesmo tempo em que possibilita a formação de sua rede de contatos.

Membro da OAB/SE há quase três anos, o advogado Gervazio Augusto aprovou a criação do espaço que auxiliará os profissionais recém-formados no exercício da profissão.

“Esse coworking é de uma importância extrema porque a jovem advocacia tem grande dificuldade em ingressar no mercado de trabalho, muitas vezes por conta dos altos custos para montar um escritório. Um espaço como esse que está sendo entregue pela OAB/SE mostra que a Ordem está ao lado do advogado, ajudando ele a trilhar seu caminho para o sucesso”, comemorou o jovem advogado.

POR INNUVE COMUNICAÇÃO
ASCOM OAB/SE