Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB Sergipe promove debate sobre saúde mental com a advocacia e colaboradores

Pequenas ações inseridas no cotidiano podem provocar grandes mudanças ao longo do tempo, com um impacto positivo no corpo e mente. É o conhecido autocuidado. Ele envolve a nutrição, movimento/atividade física, práticas mente-corpo, espiritualidade, relacionamentos, ambiente físico como o contato com a natureza. E foi justamente sobre esse contexto que a OAB Sergipe promoveu um debate, nessa terça-feira, 17, com a advocacia e colaboradores. A palestra intitulada ‘Reflexões sobre a sua saúde mental’ foi promovida pela psiquiatra Clarissa Bastos Frota.

A saúde mental no trabalho é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.

Para a presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde, Carolina Teixeira, trazer esse debate à tona é muito importante para falar sobre o assunto. “Inclusive, estamos em pauta com a campanha Janeiro Branco, que traz essa discussão sobre o equilíbrio na vida”.

No tocante a vida pessoal e aos compromissos profissionais, Carolina diz que é necessário estabelecer metas qualitativas. “E o que seriam essas metas qualitativas? Cada indivíduo vai traçar uma análise das ações do seu dia a dia e perceber o que ele vai priorizar. É importante ter dez novos clientes? É! Mas é importante ter tempo para cuidar da família, da saúde física e mental? Também é! Então, as metas qualitativas vão ajudá-lo a priorizar o que mais importa para ele naquela fase que está vivendo”, explica a presidente da comissão temática da OAB/SE.

A palestra, com entrada franca, aconteceu às 17h, no Plenário da Ordem, e contou com transmissão ao vivo no canal da OAB Sergipe no Youtube.

Janeiro Branco

“A saúde mental não pode estar desconectada da saúde do corpo, porque saúde é uma só”. A frase resume de forma fiel a palestra da psiquiatra Clarissa Bastos Frota, que trouxe de forma leve a importância de se viver a vida que quer.

“Temos que definir prioridades em nossas vidas. Esse é o ponto chave para o equilíbrio. Os hábitos, os valores, tudo isso tem levado ao adoecimento, seja aos transtornos mentais, depressão, ansiedade… Porque quando você tenta fazer tudo e não dá conta, vem a sobrecarga. Lembre-se: as escolhas são baseadas nos valores e autoconhecimento. Entenda quem é você, o que te faz e deixa feliz, quais são suas prioridades e comece a viver a vida que você quer, tomando as escolhas mais assertivas com a realidade que se deseja alcançar”, aconselha a psiquiatra e palestrante.

Parafraseando o pai da medicina, Hipócrates, Clarissa reforça: “Antes de curar alguém, pergunta-lhe se está disposto a desistir das coisas que o fizeram adoecer.” Nessa perspectiva, é preciso refletir sobre essa busca do equilíbrio e sobre as escolhas no tocante à adesão de atividade física, alimentação, o que ler e ouvir”.

Em sua apresentação, a psiquiatra ainda reforça que “para quem sentir necessidade, não hesite em procurar ajuda! Há modalidades de terapia corporal, psicológica, atendimentos psiquiátricos. Também temos, na rede pública, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps)”.

Innuve Comunicação
Ascom – OAB/SE