Reformas, inaugurações, conquista de nova sede, coworking, interiorização. Confira o que foi realizado em 2022 pela OAB/SE

O ano de 2022 foi marcado pelo compromisso da OAB Sergipe para a construção de uma advocacia moderna e cada vez mais próxima da sociedade. O projeto para Integrar, Fortalecer e Conectar a advocacia sergipana ganhou força e redgnificou a profissão.

Entre as grandes conquistas da Ordem, está a nova sede da OAB. Após uma intensa articulação do presidente, Danniel Costa, os deputados estaduais aprovaram a doação de uma área no Centro Administrativo, onde será construída a nova sede. Essa conquista também contou com todo o apoio do governador Belivaldo Chagas e do secretário de Estado de Governo, José Carlos Felizola, concretizada com a votação na Assembleia Legislativa.

Para Danniel, essa doação é mais uma significativa conquista para a advocacia: “O Centro Administrativo concentra as principais instituições do sistema de justiça: Fórum Gumersindo Bessa, Ministério Público, TRE, TRT, Justiça Federal, além do TCE e CREA. Também há previsão de outros órgãos se instalarem lá em breve. A ideia é construir a OAB/SE entre as novas sedes do TJ/SE, da Câmara Municipal e da Polícia Federal, que já possuem área assegurada”.

Ainda no ano passado, foram implantados instrumentos que facilitaram e melhoraram o exercício da profissão, como, por exemplo, a inauguração do espaço Coworking e o novo plenário da sede da Ordem, proporcionando aos advogados e advogadas, condições de exercer, com a dignidade e maior facilidade, as suas atividades.

Além disso, outro fator marcante em 2022 foi o retorno das anuidades da advocacia para a própria advocacia. “Os nossos olhos foram voltados, também, para os jovens advogados. Promovemos uma iniciativa pioneira para a advocacia sergipana com o serviço ‘Minha Primeira Foto Profissional’. Esse projeto é destinado aos advogados e advogadas com menos de cinco anos de OAB e tem proporcionado o acesso à sua identidade visual profissional. Aliás, em 2023 já temos novas datas: dia 30 na sede da OAB/SE e dia 07 na sede da Regional Itabaiana”, completa o presidente da seccional, Danniel Costa.

O ano que passou foi de conquistas, como a disponibilização gratuita do token, um dispositivo eletrônico gerador de senhas que facilita o acesso às ações pela classe. Com a entrega dos dispositivos, os novos profissionais só precisarão pagar pela certificação digital.

Também houve a realização de um antigo sonho coletivo da advocacia: a entrega da sede regional em Estância e a reforma da sede de Lagarto, que marcaram uma nova fase para a advocacia da região.

Ao longo de 2022, a Escola Superior de Advocacia promoveu diversos cursos e eventos de qualificação, além das várias ações desenvolvidas pela Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (Caase), como eventos e benefícios em prol dos advogados e advogadas.

As Comissões da OAB Sergipe promoveram uma atuação ímpar, como, por exemplo, os trabalhos desenvolvidos junto à Corregedoria do TJ; a postura firme na defesa das prerrogativas e os diversos pedidos de providência acolhidos, defendemos a classe perante o MP, a Polícia e até o Senado.

E não parou por aí. A OAB Sergipe vem avançando cada vez mais, trazendo benefícios maiores para advocacia do estado com o apoio do Conselho Federal.

Eventos importantes marcaram a advocacia em 2022, a exemplo do Sensorial Negro, uma imersão na cultura, tradição e religião afro; do Forró e Feijoada da Advocacia; ciclo de palestras sobre diversos temas importante à sociedade; além da atuação campeã da seleção feminina na Liga de Futebol dos Advogados e Advogadas do Brasil. Ainda no esporte, houve a Corrida da Advocacia, a Corrida do Sertão e a Copa Fut7, que foram retomados após dois anos de pandemia.

E, com o retorno dos trabalhos, também foi realizada a inclusão de intérprete de libras nas transmissões realizadas ao vivo nos eventos do Plenário, marcando o compromisso com a acessibilidade.

“Em 2022, enfrentamos e superamos os desafios para a jovem advocacia, a defesa das prerrogativas, da advocacia dativa, o projeto de interiorização e a diversidade presente em nossa Instituição. Foi um ano de ouvir, acolher, lutar e propagar o novo. Nos tornamos a advocacia preta, a comunidade LGBTQIA+, viramos jovens advogados, advocacia sênior, formamos a Nova OAB. O protagonismo foi exercido por todos os advogados e advogadas”, afirma o presidente Danniel Costa.

Foto: Kaio Espínola
Innuve Comunicação