Lançamento do ‘Comitê de Combate ao Assédio’ e o autocuidado e fortalecimento profissional dão o tom à celebração do 8 de março da OAB/SE

Em alusão ao 8 de março, as mulheres advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) participaram de uma imersão na palestra ‘Autoliderança e Autoamor: um caminho que transforma’, que trouxe a importância sobre autorrespeito, autoconfiança e autocompromisso. O intuito foi o de fortalecimento do papel profissional e das experiências pessoais.

Para a vice-presidente da OAB/SE e coordenadora do Comitê de Combate ao Assédio, Letícia Mothé, o evento cumpriu a finalidade de comemorar as conquistas, fomentar a segurança, autoestima e estimular a luta das mulheres pelos seus direitos.

“A importância do evento é celebrar o dia da mulher, as conquistas que adquirimos até hoje e, diante disso, salientar quão as lutas são importantes. Todos os dias precisamos enfrentar desafios e, para isso, é necessário um olhar generoso e acolhedor com a outra mulher”, ressaltou Letícia Mothé.

Na ocasião, a vice-presidente da OAB/SE ainda reforçou o apoio dos homens da instituição para a garantia de uma participação mais igualitária das mulheres.

Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Flávia Elaine Santana Santos, o evento objetivou reavivar nas mulheres a urgência de permanecer na luta pelos direitos que ainda não foram conquistados.

“O 8 de março é um dia muito significativo, e de muita reflexão sobre toda a nossa história, sobre o avanço da conquista de nossos direitos. Temos muito a comemorar porque conquistamos muitas coisas, mas ainda há muito pelo que lutar. Eventos como esse é para reacender essa chama dentro de nós mulheres e evidenciar que essa luta precisa ser constante e que precisamos estar juntas e vigilantes para que os direitos – que ainda estão distantes da nossa realidade – possam ser conquistados e efetivados”, afirmou Flávia.

Comitê de Combate ao Assédio

Dados divulgados pela Internacional Bar Association (IBA) – uma associação de advogados internacionais – sobre assédio moral e sexual, apontam que esses casos têm aumentado no Brasil. 23% dos entrevistados dizem já ter sofrido algum tipo de assédio sexual e 51% revelaram já ter sido vítima de bullying.

“O lançamento do Comitê de Combate ao Assédio é um passo que a OAB deu, a princípio, em âmbito nacional, estendendo, agora, no âmbito estadual. Lançamos a campanha e reforçamos a importância não somente do tema ‘assédio às mulheres’, mas também reacendemos a questão dos grupos minoritários, que é um tema muito caro para a advocacia. Agora, a advogada vai ter um local para se proteger, para ela recorrer no momento em que se sentir assediada. Antes ela não tinha, ficava nesse limbo”, argumentou Letícia.

Por Innuve Comunicação
ASCOM – OAB/SE