CEJA na Prática: edição advocacia criminal promove debate com jovens advogados no plenário da OAB/SE

Um momento de muita informação e troca de conhecimento. Assim foi o 1º Workshop CEJA na Prática: edição advocacia criminal, realizado pelo Conselho Estadual da Jovem Advocacia (CEJA), no plenário da OAB/SE, na noite da última terça-feira, 18.

Programação do Worshop

O evento contou com três painéis que trouxeram temas fundamentais para os jovens advogados que atuam ou pretendem atuar no direito penal. O presidente do CEJA, Lucas Albuquerque, adiantou que o projeto ‘CEJA na Prática’ irá tratar de todas as áreas de atuação da advocacia e será realizado em todas as regionais da OAB no estado. A próxima edição acontece no dia 27, na Regional de Itabaiana, com o tema “Fortalecendo a Jovem Advocacia do Interior”.

“Nesse primeiro módulo a temática é a área criminal, mas teremos módulos específicos do CEJA na Prática para cada área. Esse tipo de evento é fundamental para ajudar os jovens advogados, que estão começando a atuar agora e precisam ter um suporte, e o papel institucional da OAB é dar esse suporte, através do conhecimento. O primeiro evento foi um sucesso, o plenário lotado, e esperamos que os próximos eventos sejam assim”, comemora Lucas.

Um dos profissionais convidados para o evento foi delegado de polícia, Mário Leony, responsável pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. O delegado compartilhou com os participantes sua experiência em investigação criminal em crimes contra a vida.

“É muito importante essa troca de aprendizado e parceria com a jovem advocacia. Estou muito lisonjeado por fazer parte do evento e espero que a minha experiência à frente da DHPP, tenha trazido informações que possam contribuir para atuação dos advogados na investigação criminal”, ressalta Mário.

Outra convidada do evento foi a delgada de polícia Meire Mansuet, que atua no Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) da Polícia Civil. A delegada falou sobre os procedimentos administrativos em sede da delegacia.

“Nesse encontro eu busquei, através da minha vivência na prática dentro de uma delegacia, apontar caminhos para facilitar a vida do jovem advogado. O direito penal nem sempre é uma área que traz tanto glamour, ela requer muito trabalho, dedicação e disciplina, mas é apaixonante”, enfatiza a delegada.

O terceiro painel, que encerrou o evento, tratou sobre as audiências de custódia. O assunto gerou muitas dúvidas entre os participantes, que puderam esclarecer seus questionamentos com o promotor de justiça, Daniel Carneiro.

“Os temas abordados no evento foram muito relevantes para a justiça criminal de um modo geral, e a audiência de custódia, embora seja uma coisa antiga, prevista há muitos anos, no Brasil foi implantada recentemente, e ainda restam muitas dúvidas em todos os operadores de direito, do ponto de vista da regulamentação. A advocacia precisa estar junto, analisando tudo isso, tudo que pode ser feito, por ser parte essencial dessa justiça”, aponta o promotor.

A vice-presidente da OAB/SE, Letícia Mothé, ratificou a importância da jovem advocacia para trazer novas visões ao universo jurídico e enfatizou a importância do conhecimento para o sucesso profissional.

“A jovem advocacia é a grande massa da advocacia brasileira, e isso é importante porque a partir da renovação, a gente traz novas áreas, novas visões, novos conhecimentos e novas demandas. Eu sempre digo aos jovens advogados que não limitem seus sonhos e que não há nada mais poderoso que o conhecimento, ele nos leva a lugares inimagináveis. E, só o fato de estarem participando do evento, bebendo do conhecimento de profissionais mais experientes, esses jovens já estão à frente de outros colegas”, afirma Letícia.

Participaram da mesa o vice-presidente da OAB/SE, Letícia Mothé; o presidente do CEJA, Lucas Albuquerque; a vice-presidente do CEJA, Kemilly Romão; a secretária geral do CEJA, Iandra Fraga; a secretária adjunta do CEJA, Hallana Pinto; a diretora de Assuntos Constitucionais do CEJA, Andressa Souza; o conselheiro do CEJA, Adriano Lobo; o advogado, Pedro Menezes; e a delegada de polícia, Meire Monsuet.

Por Innuve Comunicação
ASCOM – OAB/SE