Maio Amarelo: OAB/SE faz adesão ao Plano Nacional para reduzir acidentes no trânsito

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) assinou a adesão, na manhã desta terça-feira, 2, ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). O plano tem metas definidas para salvar vidas e reduzir a quantidade de feridos graves no trânsito brasileiro até 2028.

O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, ressaltou a importância de as instituições, órgãos e toda a sociedade civil somar esforços para fazer do trânsito um lugar mais seguro. “Essa campanha reflete a necessidade de todas as instituições se unirem em prol desse objetivo do Maio Amarelo, que é justamente a conscientização da população para a redução na quantidade de acidentes no trânsito. A OAB/SE, sempre atenta as demandas da sociedade, se uniu aos órgãos de trânsito e demais instituições para colaborar, de forma decisiva, nessa campanha tão importante para todos nós”, afirma Danniel.

Neste ano em que o movimento Maio Amarelo completa 10 anos, a abertura oficial aconteceu no Plenário da OAB/SE. O presidente da Comissão de Direito de Trânsito e Mobilidade Urbana, Marcos Viana, falou da parceria que a OAB/SE firmou com os órgãos de trânsito.

“O trânsito faz parte da sociedade e todos nós fazemos parte do trânsito, seja como motorista, ciclista ou pedestre, e a OAB/SE não poderia deixar de fazer parte de uma campanha tão importante como essa. Fizemos a adesão ao PNATRANS, que é um plano que tem metas importantes, uma delas é a redução de 50% no número de acidentes, e nosso estado, absurdamente, atinge uma média de 110 a 120 acidentes/mês, sem contabilizar as rodovias federais. Por isso, é necessário um engajamento de todos os órgãos e da sociedade para que a gente possa fazer do trânsito um lugar mais seguro”, ressalta.

A diretora-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE), Naleide de Andrade, enfatizou que o Maio Amarelo é um movimento que precisa de uma somação de esforços e de ações, além de mudanças de hábitos. “O trânsito não é só o Detran e a SMTT. Somos todos nós juntos: motoristas, pedestres e ciclistas. Nós temos que desenvolver essa consciência de que juntos podemos modificar o trânsito, fazer um trânsito mais consciente e seguro. Quando se trabalha em parceria, o resultado é sempre melhor”, afirma Naleide.

No trânsito escolha a vida

O tema do Maio Amarelo desse ano traz uma reflexão para a necessidade de preservação da vida. O diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Thiago Alcântara, adianta que durante todo o mês ações serão desenvolvidas para trabalhar essa consciência da segurança no trânsito.

“O tema da campanha neste ano ‘No trânsito escolha a vida’ mostra que o comportamento é um fato causador dos acidentes e que esse comportamento pode ser mudado com base em uma escolha. O condutor, o motociclista, o ciclista e o pedestre devem escolher condutas mais seguras e evitar acidentes. Então, as infrações de trânsito e qualquer outro comportamento inseguro deve ser evitado, sendo sempre priorizada a vida”, finaliza o diretor.

A abertura do Maio Amarelo começou no início da manhã com uma blitz educativa na avenida Ivo do Prado, próximo a sede da OAB/SE. Em seguida foi a solenidade oficial de abertura do movimento no Plenário da Ordem. Participaram do evento o presidente da OAB/SE, Danniel Costa, a Comissão de Direito de Trânsito e Mobilidade da OAB/SE, a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), o Detran/SE, o Departamento Estadual de Infraestrutura (DRE/SE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF/SE), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Conselho Estadual de Trânsito, a SMTT de Aracaju e vários órgãos de trânsito de diversos municípios sergipanos.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo, que completa 10 anos em 2023, é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito, que mobiliza órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada, para discutir o tema trânsito e realizar ações educativas, no objetivo de reduzir as mortes no trânsito.

Por Innuve Comunicação
ASCOM – OAB/SE