Abertura da Conferência da Advocacia é marcada com o lançamento da nova sede da OAB e CAASE

A abertura da XI Conferência Estadual da Advocacia, realizada na tarde desta quarta-feira, 20, no teatro Tobias Barreto, foi marcada pelo lançamento da nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE). Na oportunidade foi assinado o documento para a construção da 1º etapa da obra e apresentado aos advogados e estudantes, a projeção de alguns espaços do novo prédio.

A nova sede, que será construída no Centro Administrativo, é fruto da união de esforços entre o Conselho Federal da OAB, a OAB/SE, a CAASE, o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) e o Governo de Sergipe. Trata-se de um espaço amplo, moderno e próximo a diversos órgãos do sistema de Justiça.

O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, agradeceu a colaboração de todos para a realização do projeto, em especial do ex-governador Belivaldo Chagas, do governador Fábio Mitidieri, do presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, e do presidente do FIDA, Felipe Sarmento. Danniel Costa fez um agradecimento especial à sua esposa, a arquiteta Patrícia Aguiar, que doou à Ordem todo o projeto arquitetônico, sem qualquer contrapartida.

“É com muita alegria que apresento parte do projeto da nova sede da OAB/SE e da CAASE. Um prédio maior e mais moderno que irá atender melhor aos anseios dos advogados e advogadas de Sergipe. Hoje começamos a escrever um novo capítulo na história da Ordem, e isso só é possível graças a somação de esforços e ao apoio do Conselho Federal, do Fida, da CAASE, do Governo do Estado e da arquiteta Patrícia Aguiar. Estamos muito felizes em poder partilhar esse momento com todos vocês”, afirma o presidente.

O terreno para a construção da nova sede, situado no Centro Administrativo, no bairro Capucho, foi doado pelo Governo do Estado. Os recursos para a execução da primeira fase da obra da nova sede estão sendo disponibilizados pelo Conselho Federal da OAB.

“O Conselho Federal se uniu à OAB/SE para que nós possamos instituir aqui a nova casa da Cidadania de Sergipe, que será a nova sede. Será empregado nela algo em torno de R$ 5 milhões, investimento feito exclusivamente pelo Conselho Federal da Ordem para construção da primeira etapa dessa grande obra, e assim, nós cumpriremos juntos com a Seccional essa entrega para advocacia do estado”, ressalta o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.

A primeira fase da obra terá um auditório, estacionamento e implantação de um espaço para recepcionar a advocacia. A segunda etapa terá quatro pavimentos e vai contemplar a sede da OAB/SE e CAASE com plenário, miniauditórios, sala de reunião, coworking e toda a estrutura necessária para a advocacia.

História da OAB/SE

A OAB/SE foi criada há 88 anos e, durante esse período, ocupou alguns espaços até obter sua sede própria. Durante mais de 40 anos a OAB/SE ficou sediada em uma sala do Palácio Olímpio Campos, antiga sede do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Funcionou em salas do anexo do Palácio da Justiça, hoje prédio da Câmara de Vereadores, depois passou a funcionar em salas do Edifício do Carmo, na rua de Laranjeiras, até que a instituição conseguiu comprar, com recursos próprios, uma casa na rua Martinho Garcez, no Centro, onde hoje funciona a CAASE.

Em 2008 a OAB/SE adquiriu o Solar dos Rolemberg, casa de dois pavimentos na avenida Ivo do Prado, construída em 1919, pelo capitalista Adolfo Rolemberg. O local foi reformado, ampliado e até os dias de hoje recebe o Palácio da Cidadania, atual sede da OAB em Sergipe.

88 anos após a sua fundação, a OAB/SE está prestes a escrever um novo capítulo na sua história: a construção da nova sede. Com os olhos voltados para o futuro e para o fortalecimento da advocacia, o novo prédio terá um espaço mais amplo e moderno, próximo aos órgãos do sistema de Justiça, oferecendo melhor estrutura para a advocacia sergipana.

Memorial da Advocacia Sergipana

Com a construção da nova sede, o Palácio da Cidadania continuará preservado, contando a história da advocacia sergipana. Tombado em 1989, como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Sergipe, o casarão engloba atualmente o Memorial da Advocacia Sergipana, criado pela Ordem. Aberto às visitas guiadas, o museu dispõe de diversos documentos, atas, mobílias, ambientes e arquitetura que retratam a história da advocacia e do Estado.

Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE