Conferência da Advocacia promove importante espaço de debates sobre tecnologia e o futuro da profissão

A XI Conferência Estadual da Advocacia, realizada nos dias 20 e 21 de setembro, no teatro Tobias Barreto, em Aracaju, reuniu grandes nomes do Direito para discutir temas ligados à tecnologia como meio de inclusão social, os desafios e impactos na advocacia. Foram dois dias de muito conhecimento, debates e reflexões.

Mais de 35 palestrantes estiveram em Aracaju, abordando temáticas diversas e compartilhando do seu conhecimento com os mais de 1.600 participantes da Conferência, o maior evento da advocacia sergipana.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Sergipe (OAB/SE), Danniel Costa, comemora o sucesso do evento e afirma que as discussões e reflexões que a Conferência proporcionou, impactarão as futuras gerações.

“Uma grande Conferência do tamanho que a advocacia de Sergipe merece. Um grande ato para falar sobre tecnologia. A gente sabe que nos últimos anos a tecnologia, dentro do poder Judiciário, teve uma evolução que ninguém esperava por conta da pandemia. Isso traz grandes desafios para a gente. Então, precisamos discutir como será a advocacia e o sistema de Justiça nos próximos anos, para que as próximas gerações tenham melhores condições de trabalho. Foram dois dias incríveis e tenho certeza que as futuras gerações serão impactadas com o que construímos aqui”, afirma Danniel Costa.

Uma das missões da Ordem é capacitar os advogados e advogadas, em especial a jovem advocacia. O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, reforçou a importância de fomentar debates envolvendo a tecnologia, já que o próprio sistema do Judiciário está passando por transformações e os advogados precisam estar atento a essas mudanças.

“A capacitação da advocacia é um desafio, mas também é uma realidade para o Conselho Federal. As nossas pautas têm seguido para que nós possamos trazer esclarecimentos e inclusão do advogado, nesse novo panorama virtual e digital que se apresenta no mundo. A OAB não ficou para trás e também está cumprindo seu papel perante a advocacia, proporcionando essa capacitação. A Seccional Sergipe escolheu tratar de um tema fundamental, de repercussão para toda classe, e esta perspectiva pretende equilibrar o desenvolvimento econômico e a resolução de problemas sociais, por meio de um sistema que posiciona o ser humano no centro da inovação e transformação tecnológica. É um novo formato da advocacia quando temos um mundo transformado para a virtualidade”, aponta Simonetti.

O governador do Estado, Fábio Mitidieri, parabenizou a OAB/SE pela grandiosidade do evento e por proporcionar à jovem advocacia sergipana uma imersão importante de conhecimento e informação. “Se nós temos essa casa lotada, especialmente com tantos jovens, isso se deve à renovação, a energia e a garra do presidente e da diretoria da OAB/SE. A política e a advocacia têm a missão de defender, através da lei, o nosso Estado Democrático de Direito, a nossa Constituição e a nossa Democracia. Esse é o papel de todos os dias para quem faz política e quem faz a advocacia. Que bom que podemos ter em Sergipe uma OAB e um governo antenados, que buscam renovar e fazer com que nossa sociedade esteja cada vez mais protegida. Que a gente possa fazer a construção jovem, séria, competente e enérgica de uma nova política e uma nova OAB”, enfatiza Mitidieri.

O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto e Silva, foi um dos palestrantes da Conferência e falou da importância do evento fomentar a nova perspectiva de justiça no Brasil, voltada para a conciliação e desjudicialização. “A tecnologia tem que ser agregada a esse novo espírito e o evento fomenta e estimula uma nova percepção de advocacia, que deve exigir do lado do Judiciário, uma mudança de visão no sentido de elaborar políticas públicas e acompanhar essas políticas para que sejam efetivas. A OAB/SE Sergipe está de parabéns pela organização do evento, pela construção do conteúdo e pela qualidade das exposições”, destaca o Terto.

Conhecimento
A Conferência da Advocacia é uma oportunidade para o aprimoramento e também a quebra de paradigmas. A jovem advogada, Indigleide dos Santos Brito, conta que depois de assistir ao painel que tratou da saúde pública, conseguiu deixar de lado alguns preconceitos pré-estabelecidos.

“Achei os temas abordados nos painéis muito interessantes e, sem dúvida, depois de assistir algumas palestras, saio dessa Conferência com outra visão, com a mente bem mais aberta para diversos outros temas da advocacia”, afirma.

Para o advogado Rafael Santana, é muito importante que eventos como a Conferência aconteçam no estado para atualizar e capacitar a advocacia sergipana. “Trazer para discussão temáticas modernas e que tratam do futuro da profissão é de extrema relevância. É preciso que mais eventos como esse aconteçam e possam oportunizar um público cada vez maior. A advocacia precisa se aprimorar e eu vim para isso, para estar por dentro das novas temáticas do direito. As pessoas precisam de advogados qualificados e que estejam sempre em busca de conhecimento”, conclui.

Homenagens
Durante o evento, o membro honorário vitalício da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro, foi homenageado pela Seccional como patrono da XI Conferência Estadual da Advocacia, e pelo Conselho Federal por seu empenho e dedicação em construir uma Ordem forte e íntegra.

O advogado e ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes, foi condecorado com a medalha Sílvio Romero, honraria concedida nas Conferências Estaduais a advogados que contribuíram com a defesa e enaltecimento da advocacia, justiça social, direitos humanos e o Estado Democrática de Direito.

A advogada e ex-ouvidora geral da OAB/SE, Rose Morais, também foi homenageada durante o evento pelo trabalho e dedicação em organizar a Conferência, com tanto empenho e maestria.

Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE