OAB/SE realiza blitz em fóruns e em escritórios de advocacia para combater o assédio

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) intensifica durante todo o mês de maio as ações da campanha ‘Todos Contra o Assédio’, instituída em Sergipe desde o ano passado com a criação do Comitê de Combate ao Assédio. A edição 2024 do projeto tem o intuito de promover conscientização para a construção de uma advocacia saudável e respeitosa.

A presidente do Comitê e vice-presidente da OAB/SE, Letícia Mothé, explica que o combate ao assédio especialmente contra advogadas, seja ele moral ou sexual, é uma política permanente da instituição realizada pelo Comitê de Combate ao Assédio.

“É preciso falar sobre o tema, conscientizar e denunciar. A OAB/SE lançou no ano passado o Comitê de Combate ao Assédio para apoiar e proteger às mulheres advogadas, assim como os grupos minoritários, desse tipo de violência. E esse ano a campanha foca na conscientização de toda a sociedade, porque essa não é uma luta apenas das mulheres, é uma luta de todos”, afirma.

Durante todo o mês de maio a OAB/SE estará realizando blitz educativas nos fóruns da capital e dos interiores para conscientizar os servidores, advogados e magistrados para a importância do combate ao assédio moral e sexual.

“Especialmente no mês de maio as medidas de esclarecimento à sociedade e a advocacia serão intensificadas e, esse ano, de maneira inédita, teremos visitas nos escritórios para esclarecimentos do que é o assédio, quais suas modalidades e os canais de denúncia. Basta entrar em contato com a OAB/SE, até o dia 10, e agendar uma visita”, detalha Carla Caroline de Oliveira, presidente da Comissão de Defesa do Direito da Mulher (CDDM) da OAB/SE.

“A capacitação é essencial. As ações de educação em direitos têm a função social de agir para romper com as violências estruturais normalizadas pela sociedade”, completa Carla Caroline.

Denúncias

As denúncias de assédio praticados ou sofridos por advogados e advogadas, bem como ocorridos no âmbito de escritórios de advocacia, podem ser feitas na OAB/SE através da Ouvidoria Geral ([email protected]) e da Ouvidoria da Mulher ([email protected]). As denúncias também devem ser feitas no departamento de recursos humanos do escritório ou da empresa, e às autoridades policiais.

Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE