Curso de Ingresso à Advocacia: bacharéis sentem-se mais preparados para mercado de trabalho

Cumprindo o compromisso de orientar e dar o suporte necessário para os jovens advogados do Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, realizou, de 22 a 26 de fevereiro, o “Curso de Ingresso à Advocacia”. Em cinco dias de capacitação, mais de dez palestrantes colocaram em debate os assuntos indispensáveis para o começo de carreira.

Para o bacharel, Fábio Henrique dos Anjos Melo, a graduação nem sempre atende a formação que os acadêmicos esperam para começar a vida profissional. “A graduação oferece apenas a teoria, que qualifica o estudante a ser advogado, mas ela não oportuniza a parte prática do exercício da profissão. O curso foi a mediação entre a teoria e a prática da advocacia”.

A bacharela, Rebecca Falcão Viana Alves, afirma que o estágio é o único contato do acadêmico com a prática da advocacia. No entanto, grande parte dos estudantes não consegue realizar experiências de trabalho como parte do currículo escolar. “A graduação não nos prepara para o mercado de trabalho. O curso foi um grande passo em direção à prática da advocacia”.

Através de reflexões sobre os aspectos éticos e técnicos, o curso colocou em discussão temas como as prerrogativas da advocacia; a postulação eletrônica em juízo; o advogado e os direitos humanos; a advocacia como atividade econômica; a sociedade de advogados; o contrato de honorários; o marketing jurídico; o regime tributário; a OAB; e a função social do advogado.19