Segundo módulo do curso do NCPC debate mudanças no Processo de Conhecimento

Aracaju – O Curso sobre o Novo Código de Processo Civil (NCPC) realizado pela Escola Superior de Advocacia (ESA/SE) iniciou na manhã deste sábado (09) o seu segundo módulo com o tema Processo do Conhecimento. O maior dos módulos, até então, terá três encontros sob a orientação do procurador do estado, mestrando em Processo Civil pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pedro Dias.

 

Para Thenisson Dória, a atualização com relação ao CPC 2015 tem sido uma necessidade constante da classe. “O advogado tem se demonstrado satisfeito, contente e tenho recebido contatos no sentido de nós termos uma recepção calorosa aos nossos cursos. Esse é o papel da Escola Superior, de fomentar o conhecimento, a discussão e o aprimoramento da advocacia”, destacou.

 

O professor do segundo módulo, Pedro Dias, por sua vez, elencou as principais mudanças trazidas pelo novo diploma legal: “Em verdade o CPC trouxe grandes inovações. Existe hoje uma parte mais voltada para a conciliação, posto que o processo é inaugurado pela audiência de conciliação. Existem novas regras que atualizam o procedimento de conhecimento e que é importante que o advogado tenha noção quais foram essas [regras], tendo em vista que elas vão influenciar muito no novo desenrolar da profissão do advogado”.

E continuou: “destaco também que existem novas formas de intervenção de terceiros, a qual ressalto a desconsideração da personalidade jurídica. E destaco, por fim, a possibilidade de negócios jurídicos onde se cria a calendarização do processo, onde temos uma agilidade no procedimento. Todas essas inovações vão mudar a forma como vai se advogar daqui para frente e a importância do advogado fazer essa atualização”.

A advogada Ana Paula Dias traduz o espírito dos advogados e advogadas que vieram ao curso: “como houve essa atualização, decidi vir ao curso para me inteirar do processo do conhecimento. Minha expectativa é que possa adquirir todos os conhecimentos que estou buscando, posto que já estou necessitando me inteirar das mudanças para aplicá-los na prática”.