Semana de Museus tem inicio em Sergipe

A solenidade de abertura aconteceu na Sede da Seccional sergipana da OAB

A solenidade de abertura da 14ª Semana Nacional de Museus no Estado de Sergipe aconteceu na noite desta terça-feira, 16, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe. Esse evento reafirma o compromisso da OAB Sergipe com a preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.

Para a Conselheira Seccional e Curadora do Memorial da OAB Sergipe, Manuella Vergne, a noite foi especial porque a casa dos advogados abriu as portas para a cultura sergipana. “Hoje, recebemos vários museus e memoriais do estado de Sergipe. Um pouquinho da história, não só a história de Aracaju, como de Itabaiana, São Cristóvão, Laranjeiras, de Sergipe como um todo”, pontuou.

Segundo Vergne, a OAB não está aqui, somente, para defender as prerrogativas advocatícias. “Essa casa é a casa dos advogados, mas também é uma casa cultural. O nosso propósito, aqui, hoje, é mostrar que, nos próximos três anos, nós faremos o possível para a OAB ser da sociedade, da cultura sergipana, da preservação do patrimônio, seja ele material ou imaterial”, concluiu.

Para o presidente da Seccional, Henri Clay Andrade, foi uma noite memorável para Ordem receber um evento de tamanha grandiosidade cultural. “É com muita alegria que a OAB abre esse evento de amplitude nacional. Em todos os estados já foram instauradas as solenidades de abertura dessa semana. Hoje, nessa noite, está acontecendo, aqui, na sede da OAB, por um gesto de gentileza da Secretaria de Cultura e do Ibram, e todos juntos com a Ordem decidimos fazer a abertura da 14ª Semana Nacional de Museus aqui”.

Henri Clay destacou que essa foi uma homenagem à instituição. “Pelo reconhecimento da contribuição da OAB para a cultura de Aracaju e de Sergipe com a restauração de uma casa histórica como é a casa dos Rollemberg, hoje, nossa sede”, relembrou.

Durante a noite, ocorreram a apresentação do Coral “Advocanto”, Abertura da Exposição Histórica sobre a OAB/SE e sobre a Sede da Ordem: Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe, tombado em abril de 1989.

Além disso, ocorreu também a palestra sobre Preservação do Patrimônio Cultural, na perspectiva do IPHAN, proferida pelo Superintendente do Iphan em Sergipe, Kleber Rocha Queiroz.

Segundo Kleber Rocha, o conceito de patrimônio cultural é amplo. “Ele contempla tanto o material quanto o imaterial, as formas de fazer, as formas de expressão, as formas de viver, as formas linguísticas. Então, o conceito é bem amplo. Por outro lado, tem também a questão dos sítios arqueológicos, das obras de arte que é o conceito mais tradicional. Mas, hoje em dia, o IPHAN, aborda as duas questões, trata com afinco preservar o patrimônio cultural em todas as suas formas”. Para ele, é necessário que se promova, com essa semana, a questão da preservação desse patrimônio.