OAB/SE lança ‘Movimento Mais Segurança’ com passeio ciclístico em Estância

Advogados, estudantes e sociedade civil participaram de ato cívico na Praça Barão do Rio Branco.

Um passeio ciclístico marcou o lançamento do ‘Movimento Mais Segurança’ organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, na manhã deste sábado, 28, na cidade de Estância, localizada a 68 quilômetros de Aracaju.

A concentração, por volta das 8h em frente ao campus da Universidade Tiradentes, reuniu advogados, estudantes de Direito, e a sociedade civil. Após percorrer as ruas do município, os ciclistas se reuniram na Praça Barão do Rio Branco, onde participaram de um ato cívico contra a violência.

De acordo com o presidente Henri Clay Andrade, a iniciativa visa envolver a sociedade sergipana neste, que é acima de tudo, um movimento social. “Trata-se de um movimento social, um levante cívico contra a violência e conclamando, pedindo mais segurança. A OAB está mobilizando e liderando esta ação que tem o objetivo de garantir um direito fundamental que é assegurar mais segurança a todos os cidadãos”.

“É uma satisfação receber o início do ‘Movimento por Mais Segurança’ promovido pela OAB, com a presença do presidente seccional Henri Clay Andrade prestigiando o evento, que objetiva unir a sociedade civil em torno da causa da segurança pública, que é uma causa justa e necessária, em decorrência dos últimos acontecimentos que vitimaram pessoas em Estância e uma delas veio a óbito em decorrência de um latrocínio. A OAB como entidade organizada da sociedade civil capitaneia a causa com o objetivo de posteriormente trazer às autoridades as nossas resoluções para chamar a responsabilidade para a questão da segurança pública para Estância e toda região Sul do Estado”, disse Marcos Vinicius Mota, presidente da Comissão Regional de Estância da OAB/SE.

Essa busca por mais segurança foi o que levou Luiz Quaranta, concursado da Polícia Civil, a participar do ato. “É um movimento muito importante para movimentar literalmente a sociedade civil organizada, já que a partir do momento que se tem estatísticas semelhantes às de guerra, nós não podemos ficar parados, precisamos arregaçar as mangas e trazer novas tratativas para uma solução, para a segurança não só em Sergipe, mas em todo o país. A forma como a OAB tem conduzido essa questão, nos dá a garantia de que estamos no caminho certo para promover mudanças que beneficiem toda sociedade”, ressaltou.

“A OAB Estância ao realizar esse evento reivindicando com clareza e justiça mais segurança, está cumprindo sua obrigação social de uma forma correta. Nós não podemos ficar omissos, seja qualquer entidade, qualquer cidadão, pois não há segurança e precisamos aumentar a segurança. E isso, deve acontecer através da conscientização do cidadão, das famílias, reivindicando que a atuação seja firme e efetiva”, afirmou Ivan Leite, ex-prefeito do município.

O ‘Movimento por Mais Segurança’ surgiu após o latrocínio ocorrido na noite do último dia 16 de maio, que vitimou o jovem estudante de Direito, Edmundo Paixão Reis. A Comissão Regional de Estância da OAB/SE por meio de nota expressou a profunda consternação dos advogados da região em decorrência da violência acometida. Os advogados indignados com a precária segurança pública no município requereram na ocasião as autoridades locais à célere investigação do fato com a consequente punição dos envolvidos.