CAASE inicia curso sobre ‘Noções Básicas dos Cuidados com o Idoso’

Na tarde desta segunda-feira, 24, a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE iniciou o curso sobre ‘Noções Básicas dos Cuidados com o Idoso’. As palestras ministradas por diversos especialistas nas áreas de saúde, comportamental e jurídica, foram ministradas na sala da Escola Superior de Advocacia – ESA, localizada nas dependências da CAASE, na Travessa Martinho Garcez, Centro de Aracaju.

Neste primeiro dia, cerca de 50 inscritos estiveram presentes e participaram das dinâmicas realizadas pela enfermeira Zenaide Cavalcanti, pela psicóloga Josenilda Pereira Medeiros, pela advogada Maria Purificação Vieira e pelas fisioterapeutas Juliana Bello e Adezilva Maria Silva.

cuidador2

O curso foi aberto pela presidente da CAASE, Ana Lúcia Aguiar, pela presidente da Comissão Sênior da CAASE, Lenieverson Santana e pelo diretor da Escola Superior de Advocacia, Kleidson Nascimento, os quais deram às boas vindas aos participantes. “É com grande orgulho que estamos dando continuidade ao curso que está em sua terceira edição. Deste modo, a CAASE segue cumprindo com sua missão de ser o braço social da OAB/SE, levando informação e ações de interesse dos advogados, advogadas, e principalmente, da sociedade sergipana, já que esse curso é aberto a todos os interessados. Cuidar dos mais velhos, com carinho e respeito é um dever e isso não se restringe somente aos profissionais da área da saúde, aos cuidadores de idosos, mas é de extrema importância capacitar os familiares para que eles proporcionem qualidade de vida àqueles que tanto já fizeram por eles”, destacou a presidente da CAASE, Ana Lúcia Aguiar.

cuidador3

“Esse é um projeto desenvolvido com muito carinho pela Comissão Sênior, que ao longo dos anos vem colaborando com a história da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe. É uma grande satisfação promover essa capacitação e perceber que o nosso chamado foi atendido da melhor maneira possível, com sala de aula cheia. Tenho certeza de que esses três dias serão de grande conhecimento e troca de experiências para todos os participantes”, afirmou Lenieverson Santana, presidente da Comissão Sênior.

cuidador4

De acordo com a assistente social da CAASE, Anair Viana, responsável pela programação do curso, a escolha dos profissionais e dos temas abordados foi feita de forma abrangente, para que os alunos tenham uma visão ampla sobre todo o universo que envolve a realidade e os cuidados que os idosos em condições especiais requerem. “Nossa preocupação é capacitar e principalmente humanizar as pessoas. Afinal, cuidadores todos nós somos, uns dos outros. E no seio familiar é que isso fica mais evidente, já que é cada dia mais comum ter uma pessoa idosa que requer um cuidado e atenção especiais. Por isso, não restringimos as inscrições somente aos profissionais da saúde, mas a toda sociedade, de forma democrática, inclusive promovendo uma taxa de inscrição simbólica, para que todos possam participar”, ressaltou.

cuidador9

“É preciso humanizar as pessoas para que elas compreendam as limitações e cuidados de que as outras necessitam. Por isso, trouxe como tema ‘A Humanização na Relação Idoso-Cuidador’ e promovi uma dinâmica muito simples, mas que funciona com perfeição. Ao colocar pesos desses de academia nos braços e pernas dos participantes, envolver os óculos deles em um plástico, colocar algodão nos ouvidos de alguns deles e impedir outros de se comunicarem verbalmente, conseguimos colocar em prática todas as limitações que as pessoas idosas vão adquirindo ao longo do tempo. Desta forma a compreensão dessas dificuldades, ou seja, de se locomover, de mexer o braço, de enxergar, ouvir e falar, fica evidente e não só quem passa pela dinâmica assimila isso, mas os demais que observam as dificuldades que os colegas estão passando por apenas alguns minutos com sua capacidade limitada”, afirmou a enfermeira e palestrante Zenaide Cavalcanti.

cuidador6

‘Problemas de memória, depressão e demência’ foi o tema abordado pela psicóloga Josenilda Pereira Medeiros. “Esses são problemas comuns em pacientes com mais idade e que demandam muita paciência e sensibilidade de quem está ao redor, e não estou falando apenas da figura do cuidador de idoso, mas dos familiares, que muitas vezes são aqueles que cuidam. Afinal, todos nós somos cuidadores uns dos outros e chega um momento em que precisamos nos dedicar àqueles que já cuidaram muito de nós. Nesta capacitação procurei envolver os alunos neste universo, exemplificando as doenças, sintomas e as formas de identificação, bem como orientando sobre como eles devem proceder diante de cada situação. Há casos em que os lapsos de memória são constantes, ou mesmo, o idoso não consegue citar nada em relação ao presente e passa a repetir situações e fatos que ocorreram no passado, e é aí que temos que desenvolver a sensibilidade para administrar essa realidade”, disse.

cuidador7

“Acredito que muitos que estiveram conosco desconheciam as leis que servem para assegurar proteção aos direitos dos idosos. Mesmo sendo um tema mais frio, no sentido em que é muito mais teórico, eles se envolveram e assimilaram as várias diretrizes e situações que utilizei para exemplificar situações onde o direito de pessoa idosa é ferido, desrespeitado. Promover o conhecimento das leis, das punições e de como eles, enquanto cuidadores, podem contribuir para o cumprimento delas é sempre de grande valia”, ressaltou a advogada e palestrante Maria da Purificação Vieira, que é secretária adjunta da OAB/SE e integra a Comissão Sênior da CAASE.

cuidador5

“Adorei esse primeiro dia de curso e principalmente as dinâmicas, pois nos colocaram para sentir na pele as limitações e dificuldades que eles enfrentam no dia-a-dia. Esse é um universo que tenho estudado e quando soube que a CAASE promoveria essa capacitação garanti logo minha participação”, afirmou a jornalista Denise Cavalcanti.

Nesta terça-feira, 25, a partir das 14h, o curso segue com as palestras e oficinas ministradas pela Dra. Caroline Farias, implantodondista e mestre em odontologia, que irá falar sobre a saúde bucal do idoso, já a Dra. Vanessa Cristiane Farias Barros Dias, geriatra, irá debater o tema ‘Sono e Repouso do Idoso’ e a enfermeira Viviane da Conceição Meira, irá falar sobre os cuidados na higiene e bem estar físico do idoso. Fechando o ciclo de palestras, a Dra. Maria Suzana Souza, que é neropsicóloga e presidente da ABRAZ Sergipe, irá expor sobre ‘Doença de Alzheimer: Uma Doença Degenerativa’.