OAB/SE realiza primeiro julgamento ético-disciplinar com virtualização dos processos

Em mais um ato da gestão em prol da advocacia, os membros do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, realizaram nesta terça-feira, 6, a primeira sessão de julgamento virtualizada. Atualmente, a entidade já possui mais de 150 processos ético-disciplinares eletrônicos e cerca de mil processos físicos estão em fase de virtualização.

Em maio deste ano, a Ordem iniciou o protocolo dos processos nos âmbitos externo e administrativo de forma eletrônica. Agora, a medida foi ampliada ao Tribunal de Ética. Além de reduzir a burocracia, a virtualização dos processos assegura maior economia e celeridade processual e ainda privilegia a sustentabilidade na missão de fiscalizar e disciplinar o exercício diário da profissão.

Na ocasião, o presidente do órgão, Valmir Macedo de Araújo, destacou que a realização em primeiro plano do julgamento de um processo disciplinar na forma virtual foi uma experiência inédita na seccional. “Esse foi um momento de muita expectativa para todos nós do Tribunal. A virtualização dos processos, não só nos termos práticos, tem muito a ajudar”, considerou.

A virtualização do Tribunal de Ética, através do Sistema de Gestão Documental, está sendo realizada por meio da atuação conjunta da entidade com o Conselho Federal da OAB. Para se adequar à nova realidade, a seccional investiu na infraestrutura de internet de fibra ótica e adquiriu softwares de digitalização, equipamentos, scanners e impressoras térmicas.

“Estamos instaurando uma nova era, escrevendo uma nova história, através de uma administração austera, moderna e eficiente. Estamos revolucionando as práticas administrativas para instaurar uma OAB contemporânea, que possa atender aos desafios e as demandas do século XXI”, afirmou o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade.