Em sua primeira sessão de 2017, Tribunal de Ética da OAB/SE julga 26 processos

Durante a primeira sessão de julgamento do exercício de 2017, a Segunda Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, julgou nesta terça-feira, 14, 26 processos ético-disciplinares. Presidido por Valmir Macedo de Araújo, o Tribunal de Ética encerrou o primeiro ano de gestão, em 2016, sem processos disciplinares pendentes.

“O Tribunal de Ética inicia o ano de 2017 com a realização desta primeira sessão de julgamento de sua Segunda Turma, onde os ilustres membros na árdua missão de julgar o comportamento faltoso dos advogados sergipanos cumprem, pela devoção à causa da advocacia, essa grande responsabilidade ético-judicante com desprendimento e isenção”, considera o presidente.

Para Valmir, a tarefa, embora silenciosa e estafante, é muito profícua para a valorização da advocacia. “Só nessa sessão, temos pautados 26 processos. Todos a merecer cuidados jurídicos redobrados por parte dos relatores e demais membros em cada julgamento individualizado, onde se oportuniza o amplo direito de defesa e do contraditório dos representados”, diz.

Presidente da Segunda Turma do Tribunal, Carlos Henrique Magalhães de Melo Filho, relembra que o propósito do órgão não é de punir o advogado, mas sim de valorizar a profissão. “Os nossos intuitos são de melhorar, cada vez mais, a imagem da classe perante a sociedade e fazer com que os advogados tenham em mente que a ética deve nortear todas as nossas ações”.