OAB/SE e Academia de Letras de Aracaju firmam convênio para aprimoramento jurídico

Nesta quinta-feira, 21, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, o diretor da Escola Superior de Advocacia do Estado, Kleidson Nascimento, e o presidente da Academia de Letras de Aracaju, Francisco Diemerson, assinaram o termo de convênio entre as entidades que visa o aprimoramento jurídico de todo o Estado sergipano.

Para o presidente da OAB/SE, a assinatura da parceria, realizada na celebração de três anos da ALA, além de reafirmar o papel da OAB como casa da cidadania, também enfatiza a importância da Academia. “Nestes três anos, a ALA conseguiu se firmar na nossa cidade. É uma Academia que está, em verdade, realizando o fomento de uma cultura que promove a reflexão literária e a consciência cidadã, que é imprescindível para o nosso país ainda em construção”, afirmou.

A parceria entre as instituições pretende promover cursos, seminários e palestras de temas afins para as entidades. De acordo com o diretor da ESA, dentre as primeiras ideias de realização, estão a promoção de um evento pela memória de juristas notáveis do Estado e a execução de um resgate histórico daqueles que colaboraram culturalmente no âmbito da OAB.

“O convênio representa um relevante acréscimo em nossas parcerias. Eu não tenho dúvida de que essa parceria irá gerar inúmeros frutos e esse é só o começo. A semente de uma ideia que pode trazer grandes participações da comunidade que pouco conhece sobre a história de sergipanos que se notabilizaram pela sua contribuição cultural”, enfatizou Kleidson.

Na ocasião, o presidente da ALA destacou que não se pode fazer cultura solitária. “Não podemos fazer um trabalho coerente e organizado sem parcerias sólidas. Juntar-se com a OAB e a ESA é uma parceria muito importante, que demonstra um grande crescimento para a Academia. Esse é o início de um união para pensar em novos projetos de cultura, arte, etc”.

Para a curadora do patrimônio histórico da OAB/SE e coordenadora de Cultura da ESA, Manuella Vergne, que fez o intermédio entre as entidades, “a celebração do convênio é o primeiro passo de uma parceria que busca, sobretudo, a integração entre a OAB e a cultura sergipana”. “Essa é a nossa principal missão: incentivas a preservação da memória material e imaterial do Estado”, disse.