Campanha de doação de sangue realizada pela OAB/SE reafirma indispensabilidade de atos solidários

Em gesto de amor e de solidariedade ao próximo, voluntários participaram nesta quinta-feira, 14, da campanha de doação de sangue promovida pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

Além de abastecer os estoques de sangue do Centro, a iniciativa teve os objetivos de convocar novos voluntários e de sensibilizar a classe e a sociedade para a doação regular. De acordo com o Hemose, dezembro e janeiro são meses
delicados, com número reduzido de doações.

Presente à ação, o membro da Comissão, Geraldo Nunes, é doador de sangue desde 2008 e afirma que “o ato é um gesto de solidariedade puro, capaz de beneficiar a vida de muitas pessoas”.

O engenheiro civil, Rafael Kreischer, abraçou a causa e também participou da campanha. Para ele, mobilizações como essa servem, sobretudo, para estimular os indivíduos à solidariedade.

“Muitas vezes a gente tem vontade de doar, mas acaba deixando para depois devido à vida atribulada. Quando há uma campanha que nos envolve, acabamos tomando a iniciativa de ir doar”, disse.

Para o enfermeiro do Hemose, Reinaldo Amélio Santos, campanhas como essas são essenciais porque grande parte dos doadores são familiares, amigos ou conhecidos de pessoas que estão precisando de sangue.

“O ideal é que as pessoas venham regularmente e voluntariamente – não só quando seus familiares ou amigos estão precisando de sangue. Por isso, é tão importantes que campanhas assim sejam realizadas”, afirmou.

Na crença do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, José Robson de Barros, a doação é um ato capaz de oferecer ao próximo uma chance de viver. “São tempos difíceis, nos quais indivíduos vivem na invisibilidade e na mudez. A doação é um modo de modificar essa realidade, é uma forma de enxergar e, sobretudo, ajudar o outro”.

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, com idade entre 16 a 69 anos e peso acima de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessário consentimento dos responsáveis. Para as pessoas entre 60 e 69 anos, é preciso já ter doado antes dos 60 anos.

O Hemose espera você na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço devem entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.