Em visita ao TCE, presidente da OAB/SE propõe parceria entre as instituições

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Henri Clay Andrade, e o vice-presidente da entidade, Inácio Krauss, realizaram na manhã desta terça-feira, 30, uma visita de cortesia ao conselheiro Ulices Andrade, que assumiu a presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) no início deste mês.

Durante a visita, a OAB solicitou a reativação da Sala dos Advogados, frisando a importância de oferecer aos profissionais um ambiente de apoio para o exercício da advocacia, e propôs o estabelecimento de parceria entre as instituições, através da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Escola de Contas (Ecojan).

“Nosso intuito é fomentar a cultura do exercício da advocacia administrativa no Tribunal de Contas, um mercado que precisa ser melhor explorado, pois há uma carência de atuação da advocacia no TCE. A OAB quer provocar esse interesse nos advogados e advogadas, promovendo cursos práticos e teóricos de especialização e até pós-graduação nesta área”, pontuou Henri Clay.

Segundo o presidente do TCE/SE, a atuação da OAB no Tribunal é um desejo do órgão. “É de interesse do Tribunal que os advogados venham para esta Casa fazer suas defesas e sustentações orais, porque há um vazio neste sentido. Em nossas colocações, cobramos dos escritórios uma prestação de contas melhor e, às vezes, isso não acontece por culpa dos escritórios. A questão é que alguns gestores confundem contabilidade com advocacia, por isso é preciso que o advogado se faça presente no TCE, que as prefeituras e demais administradores contratem profissionais da advocacia capacitados para auxiliá-los na prestação de contas”, ressaltou Ulices.