Homenagens marcam inauguração de ampliação da Regional Centro-Sul

A noite desta segunda-feira, 23, foi histórica para Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, que realizou, em Lagarto, dois eventos memoráveis para instituição: a primeira reunião ordinária do Conselho Pleno da OAB no interior e a inauguração da reforma e ampliação da Regional Centro-Sul.

Presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, deu início à cerimônia ressaltando que a noite ficará registrada na história da seccional. “Hoje, em 83 anos de entidade, foi promovida a primeira sessão oficial do Conselho no interior do Estado. E, para tornar este dia ainda mais especial, inauguramos o auditório e o consultório odontológico da Regional, que atenderá as necessidades da advocacia do centro-sul e também de toda sociedade”, disse o presidente, continuando.

“Estou especialmente comovido enquanto presidente da OAB/SE, por entregar a advocacia este novo espaço, e pessoa humana, como filho de Dilvado Santos Andrade, por presenciar a homenagem prestada pela Caixa de Assistência ao meu pai, batizando este belíssimo auditório com seu nome, e também ao amigo Joaquim Prata Souza, que nomeia o consultório odontológico”, concluiu Henri Clay, pontuando que agora Lagarto possui uma sede mais funcional que agregará a advocacia e fomentará a cultura jurídica.

Novas instalações

Com a reforma e ampliação, a sede da OAB em Lagarto passa a contar com um amplo auditório, para realização de capacitações e solenidades de compromisso, e um consultório odontológico, com equipamentos modernos que ofertará serviços básicos e especializados para advocacia.

Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASE), Ana Lúcia Aguiar, enfatizou que a obra foi executada com recursos oriundos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA). Segundo Ana Lúcia, é visível a alegria da advocacia pela materialização do projeto. “Nesta noite concretizamos mais um sonho. Mostramos que nosso trabalho visa à integração da classe e já não existem distâncias entre a advocacia da capital e do interior do Estado. Não há barreiras e todas as ações da CAASE também são ofertadas nas regionais”.

Em seu discurso, o presidente da Regional Centro-Sul, Eduardo Maia, agradeceu o empenho da OAB, da CAASE, dos membros que compõem a regional e todos os profissionais envolvidos no projeto. Eduardo relembrou todo percurso trilhado desde a proposta de ampliação da sede até a realização do que ele chamou de sonho da advocacia da região. “Hoje trazemos dignidade para o advogado do interior e iniciamos um novo capítulo de nossa história”, frisou.

Honra e Reconhecimento

Emocionada, Marilene Santos Andrade, esposa de Divaldo Andrade, falou sobre o amor do marido pelo município em que viveu por tantos anos. “Ele amava essa cidade. Certa vez, quando estava em viagem a Paris, chegou a dizer que não trocava a terra dele, Lagarto, por nenhum lugar do mundo, porque era lá que estava seu povo, sua gente. Lagarto, para ele, era única”, recordou Marilene.

Marcus Vinicius Santos Andrade, filho de Divaldo Andrade, destacou que a nova sede é um ganho para advocacia da região e frisou a alegria de estar presente na inauguração do espaço que leva o nome de seu progenitor. “Esta é uma justa homenagem ao meu pai que sempre foi um valoroso advogado, defensor dos direitos sociais e das prerrogativas da advocacia. Nós, da família, nos sentimos extremamente agradecidos e honrados com este reconhecimento, especialmente porque hoje, 23 de abril, é a data em que se completa 24 anos de falecimento do meu pai”.

Viúva de Joaquim Prata Souza, defensor público e primeiro presidente da Regional Lagarto, a professora Josefa Ângela de Carvalho Souza, agradeceu à OAB e rememorou o carinho e a dedicação com que o marido exercia suas atividades no município. “A vida de Joaquim foi de amor e doação ao seu trabalho. Se estivesse aqui hoje, tenho certeza de que ele estaria imensamente feliz, assim como eu estou. Nossa família é grata por esta honrosa lembrança”,declarou.

Para Paulo Prata, presidente da Academia Lagartense de Letras, a homenagem é fruto de todo trabalho produzido por Joaquim Souza ao longo de sua vida profissional marcada pela justiça, ética e, particularmente, pela simplicidade que lhe era característica. “Joaquim cativava a todos com seu jeito simples e atenção com que atendida àqueles que o procuravam. Esta homenagem é motivo de alegria para família, é um gesto de valorização da trajetória, de reconhecimento do trabalho prestado por ao município e a advocacia”.

Presenças

Compareceram à solenidade, além dos advogados e conselheiros seccionais, o vice-presidente da OAB/SE Inácio Krauss; o secretário-geral da entidade, Aurélio Belém; a secretária-ajunta, Maria da Purificação Andrade, o diretor-tesoureiro, Sandro Mezzarano; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, Robson Barros; e o presidente da Regional Agreste, Leonardo Chagas.

A diretoria da CAASE também marcou presença no evento, através da vice-presidente Susan Manuela Cruz; do secretário-geral adjunto Rafael Sarmento Lírio; diretora-tesoureira Silvania dos Santos; e as diretoras suplentes Hermosa França e Lenieverson Menezes.

Entre as autoridades presentes estiveram o vereador e defensor público do Estado, Elber Batalha, representando a Defensoria, e o ex-prefeito de Lagarto e jornalista, José Raimundo Ribeiro (Cabo Zé).