Defender as prerrogativas: um compromisso ético com a cidadania e os princípios democráticos

Novos advogados e advogadas afirmaram a missão de defender o Estado Democrático de Direito e a justiça social. Lutar pela defesa das prerrogativas da advocacia de todo o Estado foi a bandeira erguida em mais uma solenidade de compromisso realizada no interior de Sergipe.

Nesta segunda-feira, 30, no município de Estância, o discurso do presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, no Estado, Inácio Krauss, para os jovens profissionais, teve como alicerces a união da classe e o respeito às prerrogativas profissionais e à Constituição.

Evidenciando a comunhão de toda a advocacia como a principal ferramenta para o combate às violações das prerrogativas, Inácio defendeu uma classe forte, unida e protegida para lutar pelos princípios democráticos e promover a justiça e a defesa dos direitos da cidadania.

Além de ponderar a responsabilidade social da profissão, Inácio falou sobre a missão da OAB e asseverou que a entidade não subterfugirá na defesa da classe. “Se alguma pseudoautoridade ferir suas prerrogativas, a OAB será o porto e farol de vocês: iremos acolhê-los e orientá-los”.

O presidente da Comissão Regional de Estância, Marcos Vinicius Mota, também discursou sobre o tema. Marcos reafirmou o compromisso da entidade com a defesa das prerrogativas profissionais em todo o Estado e ressalvou a responsabilidade da classe de lutar pela bandeira.

“Não nos dobremos às espadas das autoridades que insistem em não nos respeitar. O Estatuto da OAB não é mero aconselhamento – é lei federal e deve ser respeitado para o exercício pleno e democrático de toda a advocacia. Nós somos vigilantes da lei que nos protege”, frisou.

A oradora da turma, Jaqueline da Conceição Campos, falou sobre a indispensabilidade da advocacia à manutenção do Estado Democrático e exaltou – em nome dos novos profissionais – o orgulho de finalmente poder atuar para conformar uma nação mais humana, justa e igualitária.

“Hoje, recebemos o nosso mais fundo propósito: fazer jus à missão de ajudar o outro. Perante a nosso caminho, só há uma razão de existência – a defesa do Estado Democrático. Ingressar na OAB é somar ao exercício efetivo de perseguir uma sociedade justa, livre e de iguais”, disse.

A solenidade foi realizada na Universidade Tiradentes de Estância e contou com a presença de representantes da instituição de ensino. A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Ana Lúcia Aguiar, e a conselheira seccional da OAB, Tatiana Litwinsky, participaram da cerimônia.