OAB/SE participa de audiência pública sobre hibernação e fechamento da Fafen

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe – participou na manhã desta segunda-feira, 25, de um importante debate no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese -, a audiência pública sobre o processo de hibernação e fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – Fafen. O presidente da Comissão de Direitos Sociais e Segurança do Trabalho da OAB/SE, Clodoaldo Andrade Júnior, representou o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, no evento.

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos Sociais e Segurança do Trabalho da OAB/SE, Clodoaldo Andrade Júnior, a Ordem não poderia se furtar de participar desse debate. Segundo ele, trata-se de algo que tem um impacto muito grande na sociedade sergipana.

Conforme Clodoaldo, a sociedade não tem conhecimento do impacto que pode acontecer mas esse se dá em diversos setores, a exemplo do meio ambiente, e a economia do Estado e Municípios envolvidos, na agricultura e pecuária, dentre outros vários setores. A Fafen está entrando em hibernação sem nenhum plano apresentado aos órgãos de controle ambiental. A gente sabe que é necessário para que essa hibernação seja feita, que a fábrica passe por todo um processo de preparação dos locais de depósito dos insumos e dos rejeitos da própria produção, das tubulações. A tudo isso precisa ser dado um tratamento para que somente depois a fábrica entre no processo de hibernação”, ressalta.

Clodoaldo Andrade alerta ainda que já existem relatos de moradores de povoados nas proximidades da Fafen que estão sofrendo as consequências em razão de vazamentos de gases que começaram justamente depois desse processo de hibernação que está aí.

Além do fator ambiental, o conselheiro também chamou a atenção para a questão do próprio produto em si. “Tudo que é produzido aqui é consumido no Nordeste, e estes insumos são importantíssimos para o desenvolvimento de diversas atividades e consequentemente para o desenvolvimento do Estado e da Região Nordeste”, destaca.

Outro ponto mencionado por Clodoaldo Andrade foi à questão do emprego. Segundo ele, mais de três mil pessoas serão afetadas em seus empregos, sendo em torno de 700 diretamente por causa desse fechamento da fábrica, caso venha a acontecer definitivamente.

“É necessário que haja uma somação de esforços, e a OAB vai fazer a sua parte nisso, e espera que todos os setores envolvidos façam o mesmo, porque todos nós brasileiros, independentemente de viés político partidário seremos afetados. E nós, sergipanos, ainda mais, pela perda da fábrica em nosso território”, afirma.

Presenças

A audiência pública “Em Defesa da Fafen” foi proposta pelo deputado estadual, Iran Barbosa, PT, em parceria com a Câmara Federal, por intermédio do deputado federal João Daniel, PT. Além da OAB/SE, também estiveram presentes representantes do Sindicato dos Petroleiros de Sergipe – Sindipetro -, Federação Única dos Petroleiros – FUP – e da Central Única dos Trabalhadores – CUT -, os senadores Rogério Carvalho, PT, e Alessandro Vieira, REDE, os deputados estaduais, Dr. Samuel Carvalho, PPS, Georgeo Passos; REDE, Kitty Lima, REDE, Maria Mendonça, PSDB, Dilson de Agripino, PPS, Capitão Samuel, PSC, Zezinho Sobral, PODE, Adailton Martins, PSD, Goretti Reis, PSD; Luciano Pimentel, PSB, vereadores da capital e interior, advogados e sociedade civil organizada.