OAB entrega 121 carteiras para novos advogados

A tarde dessa quarta-feira, 27, foi de muita emoção para os 121 advogados que participaram da solenidade de compromisso e habilitação para o exercício da advocacia e ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), realizada no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE).

A cerimônia foi aberta pelo presidente da OAB, Inácio Krauss. Em seu discurso, ele afirmou que após o compromisso os advogados e advogadas se tornarão pessoas de uma profissão indispensável a administração da justiça. “Na nossa profissão temos uma missão não só com a advocacia, mas com a sociedade, um compromisso institucional com a sociedade. A OAB, instituição que vocês adentram hoje não é só dos advogados, mas da sociedade brasileira. Nós somos a casa da cidadania. Nós advogados e advogadas somos a voz do cidadão”, destacou.

Inácio Krauss salientou ainda para que após o juramento feito na solenidade todos os novos advogados e advogadas tenham o compromisso com a ética, com o fortalecimento da democracia, do estado democrático de direito, com o fortalecimento e a defesa da Constituição e dos direitos humanos. “Sejam éticos em todos os atos que vocês praticarem na advocacia. Sejam todos bem-vindos!”, saudou.

Juramento

O juramento da turma foi feito pelo advogado Fedro Alves de Carvalho Portugal, feliz e emocionado ele ressaltou à ética, os deveres e prerrogativas profissionais, a defesa da Constituição, da ordem jurídica do estado democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

O orador da turma, José Osmário de Araújo disse no discurso que para ele é uma honra fazer parte da OAB e representar o que falta no seio da sociedade. “Representar a dignidade, representar a justiça que é negada aqueles que mais necessitam, e que por vezes são tratados de forma totalmente desigual”, afirmou.

Na saudação de boas-vindas, a secretária-geral adjunta da OAB, Andreia Leite de Souza, disse que a OAB acolheu os novos advogados envolvida no sentimento de alegria, de júbilo e de orgulho por conhecer que os caminhos difíceis, plenos de contratempos e obstáculos que foram percorridos por eles justificam a grande expectativa que todos agora companheiros de jornada guardam.

“A lida cotidiana da advocacia é uma inesgotável fonte de desafios multiformes. Se faz mister que todos nós juntos sob o comando da nossa casa, OAB, e sob a liderança do nosso presidente Inácio Krauss empreendamos esforços para que o resultado das mudanças e alterações da legislação brasileira, especialmente aquelas de caráter social, atendam as reais necessidades de uma sociedade composta de segmentos diferenciados como a nossa, que garanta o direito adquirido e que respeite a Constituição Federal”, ressaltou, ao chamar a atenção dos novos advogados para a irrecusável missão da defesa plural da sociedade.

Simbolismo

O advogado Matheus Pereira de Moura, 23 anos, disse que é o primeiro graduado da família e que para ele a solenidade de compromisso foi simbólica e de muita emoção, não só para ele, mas para os pais e familiares. “Agora vou lutar pelo meu bom desempenho no mercado de trabalho, pela defesa da Constituição e pela manutenção do estado democrático de direito. Vou seguir firme com ética no trabalho e bom desempenho técnico”, disse.

Marisa Barreto Viana, 32 anos, disse que foi uma conquista inigualável e que aquele foi um momento ímpar para ela. “Vou lutar por melhorias, igualdade e justiça, zelando sempre pela Constituição e pela garantia de direitos”, enfatizou.