Representantes do Sistema OAB traçam diretrizes para mais descentralização das ações da entidade

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 30, em Aracaju, representantes do Sistema OAB Sergipe formularam projetos para serem implantados em diversas cidades do Estado e analisaram propostas para o desenvolvimento de ações em todas as regionais da entidade.

Presidido por Inácio Krauss, presidente da instituição, o encontro contou com a presença de representantes da Caixa de Assistência dos Advogados; da Escola Superior de Advocacia; e das Comissões Regionais da OAB/SE de Estância, de Lagarto e de Nossa Senhora da Glória.

“Inácio defendeu a necessidade de construirmos e utilizarmos maneiras para trabalharmos em conjunto, sintonizados com Aracaju. Reuniões assim são vitais porque aproximam a capital do interior”, avalia o presidente da Comissão Regional de Lagarto, Alex Sandro Nascimento.

As pautas foram desde recursos e encaminhamentos para realização de capacitações da Escola Superior da Advocacia em todas as regionais da OAB até desafios para a implementação de projetos ou convênios da Caixa de Assistência dos Advogados em alguns locais de Sergipe.

“Nesse encontro conversamos sobre novas possibilidades e serviços que a Caixa pode levar ao interior. Foram apresentados também problemas pontuais que as regionais estão resolvendo com muita batalha. Essa conversa é importante”, diz a presidente da CAA/SE, Hermosa França.

Dentre as propostas deliberadas, destaca-se o intuito de promover todos os cursos da ESA nas seis regionais: Aracaju, Estância, Lagarto, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Propriá – projeto que já tem sido colocado em prática a depender da qualificação ofertada.

“A ESA está presente nos quatro cantos do Estado e, para expandir ainda mais sua atuação no interior, nada melhor que ouvir anseios da advocacia em todas as regiões e traçar estratégias para levar cursos à toda classe”, afirma o diretor-geral da ESA, Kleidson Nascimento.

Para o presidente da Comissão Regional de Estância, Marcos Vinicius Mota, é imprescindível alinhar os aspectos, diretrizes e projetos da gestão em prol da descentralização das ações da entidade. “Trata-se de fazer com que o Sistema OAB se interiorize cada vez mais”, considera.

“Traçamos pontos estratégicos de inovação para a advocacia e isso representa, sobretudo, o compromisso da gestão com a continuidade da valorização da classe do interior, para que ela seja atendida pelo Sistema OAB em todas suas instâncias: OAB, ESA e CAA”, completa Marcos.

“Esta é a segunda reunião realizada com presidentes de regionais. Vitórias foram narradas e novos desafios e metas fixados. A dignidade da advocacia é a tônica maior”, abaliza o presidente da Comissão Regional de Nossa Senhora da Glória, Edson Alexandre da Silva.

Também participaram da reunião, o secretário-geral da OAB/SE, Aurélio Belém; a secretária-geral adjunta da entidade, Andrea Leite; e o diretor-tesoureiro da Ordem, David Garcez.