Aniversário de 85 anos de OAB/SE é marcado por homenagens de ex-presidentes da Seccional

Os 85 anos da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe – consolidados em uma história de conquistas democráticas e defesa da cidadania – foram ressaltados em homenagens prestadas por ex-presidentes da Seccional neste dia 11 de maio, data em que foi instituída a entidade.

Em artigos publicados no blog “Primeira Mão”, os ex-presidentes da Ordem, José Francisco da Rocha e Henri Clay Andrade, destacaram que a OAB sempre se manteve vigilante e atuante nas quadras históricas estaduais, durante maus e bons momentos vivenciados pelos sergipanos.

“Cabe, sim, relembrar o passado, pois o legado nos é inteiramente favorável. A nossa Seccional em alto e bom tom respondeu ‘presente’ nas chamadas institucionais a que esteve sujeita. Foi uma época marcada mais por fatos históricos, alguns muito lamentáveis”, disse Rocha.

“Tenho na memória que, em 2019, em meus 94 anos, atendendo convite do presidente, Inácio Krauss, para proferir saudação a colegas que recebiam a carteira profissional, que além do exemplo e da continuidade, a perpetuidade da advocacia e da OAB é nosso destino”, contou.

José Francisco da Rocha é advogado inscrito na OAB/SE sob o número 190. “Colei grau em 1956. Portanto, quando conheci a Ordem, era uma jovem de 21 anos. Tive o privilégio de participar de seu amadurecimento. Nunca será difícil expor meu amor e admiração por ela”.

O ex-presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, afirmou que a vida institucional da Ordem é referência ética e de credibilidade. “Uma entidade que conquistou o respeito e admiração da sociedade pela sua atuação democrática, sempre em defesa da cidadania e da advocacia”.

“Oriunda do menor Estado da federação brasileira, a OAB/SE sempre ousou ser grande. Nossa voz é ouvida e respeitada em todo país. Os exemplos de honradez, compromisso social, lutas democráticas, defesa e valorização da classe nos elevou ao pódio de referências nacionais”.

Em seu artigo, Henri Clay Andrade relembrou que, atualmente, “a Seccional oferece estrutura em toda a capital e em praticamente todas as comarcas do interior do Estado, onde presta, diariamente, relevantes serviços à advocacia e à população”.

“Hoje, a OAB é presidida pelo digno e competente, Inácio Krauss, que, ao lado de valorosos colegas, conduz a instituição nos trilhos da nossa tradição. São colegas que atuam no Conselho Seccional; Conselho Federal; Conselho da jovem advocacia; na Caixa de Assistência; na Escola Superior de Advocacia; no Tribunal de Ética e nas trinta e cinco importantes comissões temáticas que dão capilaridade e refletem a nossa dimensão e responsabilidade sociais”.