OAB/SE inova e realiza virtualmente primeiro Curso de Ingresso para novos advogados e advogadas

Nos dias 02, 03 e 04, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, através da Escola Superior de Advocacia, promoveu o Curso de Ingresso à advocacia de maneira inédita: virtualmente. Embora a pandemia, a entidade empenhou esforços para realizar mais uma edição do evento.
“Foi o primeiro Curso de Ingresso online, adaptado ao momento que estamos vivenciando. A qualificação atingiu o objetivo didático e sua virtualização tornou possível reunir mais colegas para dividir suas experiências”, avaliou a coordenadora do Curso de Ingresso, Fernanda Sousa.
Com o objetivo de orientar a advocacia para a entrada no mercado de trabalho, o curso aborda aspectos práticos e relevantes para o exercício diário da profissão. Nessa edição, entre os temas explanados, a prática penal, as estratégias de alta performance, a sustentação oral, etc.
A abertura solene da capacitação foi realizada na quarta-feira, 02, e contou com a participação do presidente da OAB/SE, Inácio Krauss; da presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe, Hermosa França; e do diretor-geral da ESA Sergipe, Kleidson Nascimento. O curso contou com a mediação da Conselheira Seccional, Ercília Garcez.
“Dessa vez, o curso é online e aberto para toda a classe. Essa é uma capacitação que sempre fazemos antes de realizar as grandes solenidades de compromissos e já que realizamos algumas cerimônias virtuais, tivemos o empenho em promover esse curso”, disse Inácio.
Kleidson Nascimento pontuou a satisfação de realizar uma capacitação inédita e histórica. “É um curso que foi pensado com muito carinho e nessa missão parabenizo a coordenadora do Curso de Ingresso, Fernanda Sousa. Espero que a advocacia sergipana se sinta abraçada”.
A presidente da CAA/SE apresentou o papel da instituição. “A CAA/SE é a casa que aconchega a advocacia. É o braço social da OAB, que cuida da saúde e bem-estar dos advogados, advogadas e seus familiares e oferece inúmeros benefícios, convênios e descontos”, afirmou.
No primeiro dia de curso, Maria da Purificação falou sobre sociedades de advogados; Andrea Leite palestrou sobre o PJE e as audiências virtuais trabalhistas; Fernanda Souza explanou acerca do PJe Federal e do sistema CRETA; e Silvana Farias abordou o Portal do Advogado.
No dia 03, segundo dia da capacitação, a prática penal foi abordada por Rivaldo Salvino; o escritório virtual contou com a explanação de Rodrigo Telles; e as estratégias de alta performance para a advocacia foram assuntos tratados por Ingrid Wernick.
No último dia de evento, os participantes contaram com as palestras de Cadu Siqueira, sobre a advocacia pro bono e dativa; e de Carlos Henrique Magalhães, acerca da ética. O encerramento do evento foi prestigiado pelo ex-presidente da OAB Nacional, Cezar Britto.
Cezar Britto palestrou sobre sustentação oral nos tribunais superiores. Ele iniciou sua fala, relembrando o papel da OAB e a missão da advocacia, confiada pela Constituição Federal. “Precisamos realiza-la com coragem e ética. Não se curvando aos ‘poderosos”.