Sessão Solene homenageia OAB/SE pelos 85 anos de fundação

No próximo dia 14 de dezembro, a partir das 18h30, a Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE) realizará uma Sessão Solene em homenagem aos 85 anos de criação da entidade. O evento será realizado de forma remota e transmitido pelo YouTube da OAB, no endereço www.youtube.com/oabse.

A OAB/SE completou 85 anos no último dia 11 de maio. Em Sergipe, são oito décadas e meia de lutas e glórias que orgulham a advocacia sergipana, mas, sobretudo, a sociedade civil. A história da OAB se confunde com as lutas pelas liberdades civis da sociedade e isso se dá porque não só a Ordem foi predestinada, mas sim porque recebeu convocação e apoio da sociedade civil para a luta contra o autoritarismo, o que mais tarde se converteu em missão constitucional.

A Ordem não exerce somente a missão importante de promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina da advocacia brasileira, papel inerente aos conselhos de classe, mas vai muito além disso, já que, por força de lei, tem a finalidade de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

De acordo com o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, apesar de estarmos em um ano atípico por causa da pandemia do novo Coronavírus a Diretoria não poderia deixar de comemorar esse marco dos 85 anos de fundação da Seccional sergipana. “A Ordem, instituição guardiã da população, tanto lutou e permanece lutando pela efetivação da justiça social e manutenção do Estado Democrático de Direito”, disse Inácio.

Segundo Krauss, os cenários, presente e futuro, por vezes, parecem ser desafiadores, mas para quem já liderou movimentos e enfrentou ditaduras e regimes de censura e exceção nada mais se apresenta como assustador. “Estamos firmes e fortes, prontos para defender a Constituição Federal e servir a advocacia e a sociedade. Esse aniversário serve para celebrar lutas e glórias do passado e buscar inspirações para seguir adiante cada vez mais unidos, escrevendo, passo a passo, as páginas da nossa história”, ressaltou.