Na posse de dirigentes do TRT/20, presidente da OAB/SE discursa sobre parceria para avanço de justiça laboral

Durante a posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/20), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, Inácio Krauss, discursou sobre a necessidade de parceria para o avanço de uma justiça do trabalho laboral, livre e efetiva.

Segundo Inácio, “uma Presidência equilibrada e antenada com mudanças contemporâneas que o contexto social impõe dá a tranquilidade de seguir avançando em parceria na construção democrática e cidadã de uma justiça laboral de vanguarda, com inspiração igualitária e livre”.

Transmitida através do canal do TRT/20 no YouTube, a solenidade ocorreu virtualmente nesta segunda-feira, 14, e empossou os desembargadores Fabio Túlio Correia Ribeiro e Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira nos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, do Tribunal.

Representando a advocacia sergipana, Inácio Krauss discursou ainda sobre a atuação de Vilma Amorim, que deixou o exercício da Presidência da Corte. “Encaminho a admiração da classe e o reconhecimento da Seccional pelo trabalho desenvolvido com espírito coletivo e empatia”.

“Uma liderança se perfaz, sobretudo, durante crises, por meio da criatividade em implementar soluções coletivas e proativas e, nesse sentido, identifico sim em vossa excelência uma verdadeira líder, o que muito me alegra e enche de esperança”, pontuou o presidente da OAB.

“Encaro a sucessão como a construção de um pavimento que, no futuro, servirá de esteio para o que virá em cima. Nesse sentido, não poderia deixar de registrar a construção dessa atuação graças ao alicerce bem fincado pelo seu antecessor e seu vice-presidente, Thenisson Dória”.

Inácio afirmou ainda que as figuras públicas dos empossandos exoneram apresentações. “Temos a certeza de uma gestão irmanada com a advocacia na administração da justiça e com os anseios de uma sociedade em constante mudança, e sempre aberta ao diálogo com a OAB”.

“Em cada posse de mesa diretora de um determinado tribunal, sinto renovado o compromisso institucional e é com esse empolgante sentimento de renovação dessa parceria institucional que desejo aos empossandos sucesso nesse novo desafio. Vida longa à Justiça do Trabalho!”.

Em seu discurso, Vilma Amorim enalteceu o amor como instrumento necessário para enfrentar os desafios. A ex-presidente da Corte afirmou ser um momento de extrema gratidão. “Fecho este ciclo com muita gratidão porque Deus se colocou nesta administração”, considerou.

“Tenho dito a nossa equipe que tudo aconteceu como deveria ter acontecido. Nós estamos felizes e muito gratos. Estarmos aqui, mesmo que virtualmente, é uma imensa alegria. Desejo aos novos administradores desta casa, muito experientes, felicidade, amor, lucidez e amor”.

O novo presidente do TRT/20, Fábio Túlio Ribeiro, em sua fala, saudou e enalteceu a OAB/SE. Fábio realizou um discurso sob os alicerces da inteligência e da emoção. Ele falou sua trajetória profissional e pessoal, relembrando o quanto sua vida mudou desde sua última gestão no TRT.

“O mundo que eu nasci parece hoje agonizar e ninguém pode dizer o que ele será, mas nós podemos escolher qual lado poderemos transitar”, disse. “Quero fazer um compromisso público com a advocacia. Não tomaremos decisão relativa à classe sem consultar a OAB”.

O secretário do TRT/20, Tércio Franco Vilar, foi o responsável por ler o termo de compromisso e posse do presidente e da vice-presidente da Corte para o biênio 2020-2022. Na solenidade de posse, também proferiram mensagem, Augusto Cezar Leite de Carvalho; Alexandre Magno Moraes Batista de Alvarenga; e Eleuza Maria do Vale Passos.