Solenidade de compromisso ratifica missão da OAB e imprescindibilidade da advocacia

A solenidade de compromisso de novos advogados e advogadas, realizada na tarde da última terça-feira, 02, destacou a missão da Ordem dos Advogados do Brasil e da advocacia no cumprimento de um de seus ofícios: a defesa da sociedade, da qual são voz constitucional.

Em discurso de boas-vindas aos novos profissionais sergipanos, a corregedora-geral, conselheira seccional e presidente da Comissão de Direito Urbanístico e Ambiental, Robéria Silva, propôs uma reflexão sobre a função social da advocacia e o papel cidadão da entidade.

“A advocacia é essencial para fazer valer os direitos do cidadão. Por isso, relembro a função social da classe. Nós não somos melhores que outras profissões, mas temos um papel constitucional e social e por essa razão a OAB, nossa casa, é a casa da cidadania”, pontuou.

“A Ordem é mais que uma instituição de classe porque sua atuação vai além. Aqui, se defende o direito da coletividade e é essa a amplitude de atuação da casa da cidadania. Aqui se defende o direito do idoso, do consumidor, do meio ambiente equilibrado, etc”, disse Robéria.

Ela reafirmou a dimensão da atuação da casa da cidadania considerando que através da classe os deveres são cobrados e os direitos coletivos e individuais são efetivados. “Entre os vários significados da advocacia, relembro: a indispensabilidade à administração da justiça”.

A cerimônia foi guiada pelo presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, e contou com a presença da vice-presidente, Ana Lúcia Aguiar; o secretário-geral, Aurélio Belém; a presidente da CAA/SE, Hermosa França; e a vice-diretora da Escola Superior de Advocacia de Sergipe, Silvana Farias.

Isis Bianca Pinto dos Santos, foi a juramentista e o orador da turma foi, Diogo Magalhães Moura Rodrigues, que destacou os diversos obstáculos vencidos até a concretização desse momento. “Passamos por maus bocados até chegar hoje aqui, mas deu certo. Conseguimos”.

A solenidade ocorreu no Plenário da instituição e foi transmitida pelo canal da OAB no Youtube (www.youtube.com/oabse). Assista a cerimônia completa acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=s60GYtzvbpA