Participação da Mulher no Sistema OAB e na Advocacia é tema de debate no primeiro dia da Conferência Estadual da Mulher Advogada

No próximo dia 24, às 15h, primeiro dia da Conferência Estadual da Mulher Advogada, será amplamente debatido no Painel 1 o tema “Participação da Mulher no Sistema OAB e na Advocacia”.

O Painel terá como moderadores o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), Aurélio Belém, e a vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar.

Quatro serão as palestrantes do Painel, a conselheira federal da OAB/SE, Glícia Salmeron; a secretária-geral adjunta da OAB/SE, Andrea Leite; a presidente da CAASE, Hermosa França; e a conselheira federal Fernanda Marinela (AL).

A moderadora e vice-presidente da OAB/SE, Ana Lúcia Aguiar, ressalta que a participação da mulher na advocacia já é uma participação efetiva. “Hoje nós mulheres somos maioria na atuação enquanto o exercício da advocacia no Brasil. Você tem a sua aptidão para ser advogada, para exercer o Direito, o exercício pleno da advocacia, então você abraça essa profissão com toda garra e determinação”, enfatiza.

Quanto a participação da mulher no Sistema OAB, Ana Lúcia revela que a Seccional Sergipe é  pioneira. “A Seccional Sergipe desde a gestão do presidente Henri Clay Andrade e das gestões dos presidentes que o antecederam como Cezar Britto, Edson Ulisses, Clóvis de Melo, Manuel Cruz, sempre teve a participação da mulher”, disse.

Segundo Ana Lúcia, a mulher advogada sempre esteve no Sistema OAB sergipano, mas não na dimensão de como foi feito no retorno de Henri Clay à Presidência da Ordem em 2016. “Ali já se criou um novo paradigma para todo o Sistema OAB Nacional. A OAB/SE já era uma Seccional que tinha a mulher advogada como participante efetiva das suas diretorias e dos seus Conselhos Estadual e Federal. 2016 foi um grande marco. Foi instituída a primeira chapa paritária no Brasil. Nosso Estado de Sergipe é pequenino, mas é tão importante na sua altivez e na sua força e nas lutas”, salientou.

A palestrante e conselheira federal da OAB/SE, Glícia Salmeron, ressalta que na Conferência as mulheres advogadas do Sistema OAB terão a oportunidade de ouvir e participar de forma ativa, e dizer o quanto é gratificante poder estar nesses espaços. “Espaços de fala da mulher, espaços onde nós mulheres advogadas podemos ouvir as experiências, as reivindicações, podemos colher o que já foi plantado anteriormente, são sementes que estão dando os frutos nesse momento, onde a conquista da mulher no Sistema OAB não foi muito fácil porque em razão do modelo que nós temos, da cultura que nós temos a mulher sempre teve um papel secundário, mas são lutas gratificantes e que mostram a importância de cada vez mais a mulher participar desses espaços, de forma solidária, de forma empoderada, com conhecimento, com o verdadeiro espírito de participação para pensar coletivamente o nosso papel de mulher, o nosso papel de advogada, de profissional, e, sobretudo, a função que nós temos no Sistema OAB”, afirmou.

Fortalecimento

Glícia Salmeron destacou ainda a importância do fortalecimento da mulher dentro do Sistema OAB. “Não só no Sistema, não só internamente, mas no dia a dia da nossa profissão, no dia a dia em que enfrentamos junto com todos aqueles e com todas aquelas que querem de fato fazer com que a justiça seja a tônica, a justiça seja o objetivo de ser aquele caminho, aquele meio e instrumento para se alcançar o resultado para aqueles e aquelas pessoas que se sentem violadas nos seus direitos”, pontuou.

A secretária-geral adjunta da OAB/SE, Andrea Leite, disse que no Painel 1 será discutido o papel da mulher no Sistema OAB e também na advocacia. “Nosso painel vai trazer a experiência, a trajetória de advogadas no Sistema OAB, tanto no Conselho Estadual quanto no Conselho Federal, nas Caixas de Assistência e também na advocacia. Vamos discutir toda a trajetória que as palestrantes tiveram em suas carreiras no Sistema OAB”, revelou.

Segundo Andrea, é de extrema importância que a advogada entenda o seu papel no Sistema OAB, para que continue lutando pela sua participação efetiva no Sistema OAB, incluindo aí a Caixa de Assistência, a ESA, entre outros espaços.

Desafios

“Especialmente na advocacia nós mulheres somos maioria em números, nós mulheres já conquistamos paridade de número com os homens e ainda é muito tímida a participação de mulheres advogadas nos cargos elevados, nas empresas. No Painel vamos debater as problemáticas e as soluções para as mulheres que enfrentam o mercado de trabalho na advocacia. É de suma importância esse debate, é imperdível tanto para mulheres advogadas quanto para os advogados também, que precisam ouvir esses depoimentos e nos ajudar, colaborar para que possamos fazer um Sistema OAB e uma advocacia muito mais democrática, e com a participação efetiva da mulher nos espaços de poder”, enfatizou.

A presidente da CAASE, Hermosa França, também pontuou a importância da Conferência Estadual da Mulher Advogada. Em sua participação no Painel, ela vai falar sobre os desafios da gestão na Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe em tempos de pandemia. Hermosa  disse que está à frente da entidade, porém no dia a dia tem que administrar não só o gerenciamento da CAASE,  mas também o seu trabalho como servidora pública e os problemas da sua vida pessoal e familiar. “A gente está o tempo inteiro tentando nesse momento de pandemia se fortalecer para continuar aqui a trabalhar em prol da advocacia sergipana”, revelou.

A conselheira federal da OAB/AL, Fernanda Marinela, disse que as mulheres advogadas já representam 50% da advocacia brasileira. “Portanto, é legítimo que a gente tenha também direito de participar dos cargos de liderança da nossa instituição. O objetivo é que nós possamos participar das escolhas das nossas instituições, que possamos ter políticas feitas exatamente para as necessidades das mulheres, lembrando que nós mulheres advogadas vivemos mais violações de prerrogativas, temos mais desafios do que nossos colegas advogados, portanto, precisamos de políticas direcionadas para essas dificuldades, assim a presença da mulher no Sistema OAB com certeza vai proteger ainda mais a advocacia brasileira.

Sobre a Conferência

A II Conferência Estadual da Mulher Advogada – Mulheres Advogadas: Superando Desafios será realizada nos próximos dias 24 e 25 de março. Realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e com a Escola Superior de Advocacia (ESA), o evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo através do canal da OAB no YouTube (www.youtube.com/oabse). As inscrições são gratuitas e com certificação pela ESA e estão sendo realizadas on-line no endereço eletrônico da Escola Superior de Advocacia.