X Conferência Estadual da Advocacia: Conselho Seccional referenda homenageados com Medalha Sílvio Romero

José Gomes de Britto Neto e Zelita Rodrigues Correia dos Santos serão homenageados com a medalha Sílvio Romero pela Ordem dos Advogados do Brasil na X Conferência Estadual da Advocacia Sergipana. A escolha foi agraciada pelo Conselho Seccional nesta segunda-feira, 26.

A medalha Sílvio Romero é outorgada nas Conferências Estaduais da OAB/SE e tem o propósito de condecorar advogados e advogadas que contribuem ou contribuíram com a defesa e enaltecimento da advocacia, da justiça social, dos direitos humanos e do Estado Democrático de Direito.

“A Conferência é sempre marcada por homenagens a advogados e advogadas que contribuem para o fortalecimento da democracia. A diretoria da OAB levou para deliberação do Conselho o nome de duas pessoas que orgulham a classe”, explica o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss.

José Gomes de Britto e Zelita Correia foram referendados, respectivamente, como o patrono e a homenageada da X Conferência Estadual da Advocacia. Segundo o presidente da entidade, os advogados, ao longo de suas carreiras, mantêm vigor intelectual e conduta ética irretocável.

“Pensamos em José Gomes para representar todos os advogados e advogadas que sofreram com a Covid-19. Ele esteve quase 3 meses internado, entre a vida e a morte. Escolhemos seu nome por ser um professor e advogado imprescindível para Sergipe”, disse Inácio Krauss.

Acerca da escolha da homenageada, o presidente da OAB pontuou que a decisão representa a luta da Ordem e da advocacia em defesa da democracia e Constituição Federal. “Escolhemos Zelita por sua luta incansável em defesa do Estado Democrático – dever de toda classe”.

Breve currículo

Zelita foi conselheira da OAB por diversas gestões, além de secretária-geral e presidente da Comissão de Direitos Humanos. Foi uma combatente da Ditadura Militar, que, através dos movimentos da educação e cultura, buscou respeito à democracia e aos direitos humanos.

José Gomes é mestre em Direito Econômico e Socioambiental e leciona atualmente na Unit. Foi conselheiro do Conselho de Contribuintes junto à Secretaria da Fazenda de Sergipe, conselheiro seccional da OAB/SE e presidente da Comissão de Estudos Tributários da Ordem.

Conferência

A Conferência Estadual da Advocacia é um espaço de discussões e reflexões acerca de temas que envolvem a classe e a sociedade. Totalmente gratuito, o evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de agosto através do “Zoom”, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Seccional.

Em três dias de realização, a Conferência reunirá importantes nomes do Direito Sergipano e Brasileiro. Participarão do evento, como palestrantes e presidentes de mesa dos painéis, juristas, escritores, ministros, pesquisadores, filósofos, desembargadores, entre outros.

Sob o tema “Advocacia e Inovação para Novos Tempos”, o evento será promovido em parceria com a Escola Superior de Advocacia de Sergipe e abordará temas como prerrogativas, mutações jurisprudenciais, sistema de precedentes, grandes reformas do Estado, etc.

A programação do evento será divulgada em breve. Quando abertas, as inscrições poderão ser feitas através do site da ESA Sergipe. Terão direito à certificação os inscritos que atingirem a frequência mínima de 80% da carga horária (12 horas ao total) da Conferência.