OAB/SE realiza cerimônia de aposição de fotos na galeria de ex-presidentes do Tribunal de Ética e Disciplina

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, promoveu nesta segunda-feira, 30, na sede da Seccional, a cerimônia de aposição de fotos na galeria de ex-presidentes do Tribunal de Ética e Disciplina da entidade. Na solenidade, o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, enalteceu a atuação combativa dos advogados que contribuíram para as lutas travadas pela instituição.

“O Tribunal de Ética e Disciplina é o órgão que tem a finalidade de colaborar para a dignidade e a credibilidade da advocacia, atividade essencial à administração da justiça. A criação dessa galeria visa enaltecer e eternizar a determinação de dirigentes que, ao longo dos anos, contribuíram para ajudar a Seccional nas grandes lutas travadas pela entidade”, disse Inácio.

Além de outros membros da OAB/SE, prestigiaram a solenidade a vice-presidente da Seccional, Ana Lúcia Aguiar; o secretário-geral, Aurélio Belém; o diretor-tesoureiro, David Garcez; o vice-presidente do TED, Carlos Henrique Magalhães de Melo Filho; o conselheiro federal, Vitor Lisboa; e a ex-secretária geral, Maria da Purificação Andrade.

“Para mim, o TED é uma escola, um aprendizado. Para toda a advocacia e toda a população, eu costumo dizer que não existe preferência: no TED, somos todos iguais. A sociedade pode ficar tranquila, pois suas demandas são acolhidas e à toda advocacia é dado o direito à defesa. Para mim é uma honra grande estar aqui. Em nome do TED saúdo a todos”, disse Carlos Henrique.

Na ocasião, José Alvino Santos Filho, que foi presidente do TED de 1995 a 1997, agradeceu à atual gestão pelo reconhecimento da atuação dos ex-dirigentes, que busca o fortalecimento da advocacia pautado nos princípios éticos. “Essa ação é justa com aqueles que contribuíram para a Seccional e confirma o compromisso da gestão com o exercício da profissão”, pontuou.

Valeska Telles Montalvão representou a família de Euclides Ribeiro Telles, presidente do Tribunal de Ética da Seccional em 1998 a 2000. “Em nome de meu avô, a nossa família agradece a homenagem prestada a ele pelos serviços e contribuições a essa instituição na gestão de 1989 a 1990. Essa solenidade de aposição de fotos materializa a história do TED. Por isso, obrigada”, considerou.

Sandro Mezzarano Fonseca, que presidiu o TED nos anos de 2004 a 2006, também prestigiou a solenidade. “Essa galeria é realmente muito importante para o reconhecimento de todos aqueles que deixaram suas casas e escritórios para enfrentar uma labuta difícil que é julgar seus colegas. São pessoas que contribuíram para um múnus vital: a profissão que abraçamos”.

Na solenidade, Filipe Santos Vieira representou seu pai Carlos Alberto Monteiro Vieira (presidente do TED nos anos 2007-2009/2010-2012/2013-2015). “Registro o agradecimento à OAB por essa justíssima e belíssima homenagem. Se meu pai estivesse em vida, estaria muito feliz nesse momento. Ele sempre deu à vida pela OAB, sempre buscando justiça e retidão”.

Presidente do órgão no triênio 2016 a 2018, Walmir Macedo de Araújo, abalizou na cerimônia de inauguração que a homenagem representa não só um prestígio aos ex-presidentes, mas é, sobretudo, uma contribuição para o registro histórico da entidade. “Essa homenagem serve ainda como lição para os novos advogados que visam contribuir para a nossa casa”, afirmou.

Na avaliação de Francisco Augusto Ramos, dirigente do TED de 1991 a 1993, lembrar das pessoas que colaboraram com a OAB/SE é uma oportunidade que não deve ser passada em branco. “É sempre bom eternizar aqueles que contribuíram com a entidade, sobretudo pelas dificuldades que enfrentaram quando estavam à frente dessa valiosa colaboração”, ponderou.

Compõem a galeria de fotos de ex-presidentes do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SE: José Rosa de Oliveira Neto (1989-1990), Francisco Augusto Ramos (1991-1993), Adevilson Ramalho Chagas (1993-1994), José Alvino Santos Filho (1995-1997), Euclides Ribeiro Telles (1998-2000), Silvio da Silva Costa (2001-2003), Sandro Mezzarano Fonseca (2004-2006), Carlos Alberto Monteiro Vieira (2007-2009/2010-2012/2013-2015) e Walmir Macedo Araújo (2016-2018).