5ª edição da campanha de doação de sangue conclama advocacia para gesto de amor e solidariedade

Em gesto de amor e de solidariedade ao próximo, a OAB Sergipe reuniu voluntários na sexta-feira, 10, para a 5ª edição da campanha de doação de sangue promovida, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), pela Comissão de Direitos Humanos da entidade.

Pâmela Salmeron, vice-presidente da Comissão, se tornou uma voluntária frequente através da realização da campanha da OAB. “Comecei a doar com a primeira edição dessa mobilização e desde então nunca mais parei. Essa campanha é uma das coisas mais bonitas que a OAB faz”.

“O maior dos direitos humanos é o direito à vida e sem sangue a gente não vive. O princípio dos direitos fundamentais é lutar por toda a vida, dando um pouquinho do que é nosso sem esperar algo em troca. Isso é muito simbólico e representa o maior direito que temos”, disse.

A ação foi alusiva ao Dia Mundial dos Direitos Humanos, celebrado no dia 10 de dezembro, e teve os propósitos de abastecer os estoques de sangue do Centro, de convocar novos voluntários e de sensibilizar a advocacia e a sociedade para a doação frequente.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, Robson Barros, vê a doação como um ato imprescindível, principalmente em um período tão delicado para a saúde pública. “Estamos enfrentando a pandemia. São tempos difíceis, que exigem mais olhar ao próximo”.

“A doação de sangue é capaz de oferecer ao próximo uma chance de viver. Ainda vivemos em um período pandêmico e a doação é uma forma de contribuir para que essa realidade seja vencida. Doar é um ato de amor, uma forma de enxergar e ajudar o outro”, afirmou Robson.

Para o integrante da Comissão de Direitos Humanos, Wesley Santana Santos, ações como essa são de suma importância, tendo em vista que simbolizam o Dia Internacional dos Direitos Humanos. “Nada melhor do que celebrar os direitos humanos doando vida”, considerou.

Para doar

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, com idade entre 16 a 69 anos e peso acima de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessário consentimento dos responsáveis. Para as pessoas entre 60 e 69 anos, é preciso já ter doado antes dos 60 anos.

O Hemose fica na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A coleta funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Interessados podem entrar em contato através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

É possível se cadastrar também como doador de medula óssea no Hemose. O sangue do doador ou doadora é analisado por um teste de laboratório para identificar as características genéticas, que serão cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes.