Presidente da Comissão Regional de Itabaiana toma posse como coordenadora adjunta da Coordenação Nacional de Interiorização da OAB

Foi apresentada nesta segunda-feira (08/08), a Coordenação Nacional de Interiorização da Advocacia aos conselheiros da OAB Nacional, durante reunião do pleno do Conselho Federal. A frente do órgão está o advogado paraibano, João de Deus Quirino Filho, que desempenhou a função na OAB-PB. Ainda sobre a reunião, foi empossada junto ao CFOAB como coordenadora-adjunta do projeto de interiorização da advocacia, representando a Seccional de Sergipe, a advogada Maria Edênia Passos Mendonça.

A representante de Sergipe, atualmente, é presidente da Comissão Regional de Itabaiana e Região Agreste. O projeto de interiorização tem como objetivo levar a Ordem dos Advogados do Brasil onde tiver advogados em todos os interiores do país.

João Quirino Filho mencionou também as dificuldades e os percalços do advogado do interior do país. “Se Sobral Pinto pregou que advocacia não é profissão de covardes, a advocacia do interior exige muito mais coragem e determinação para enfrentar os obstáculos. Isso desde a falta da presença de uma estrutura estatal efetiva. Muitas localidades não possuem sequer juízes, servidores. Os nossos honorários do interior do estado são menores do que a maioria, porque a economia do povo é mais limitada”, afirmou.

Em Sergipe, a nova gestão da OAB criou um projeto de interiorização pelas regionais de Estância, Lagarto, Itabaiana, Propriá e Nossa Glória da Glória, bem como uma Comissão de Interiorização para aproximar a Ordem de todos os cantos do estado.

Texto: Joice Carla
Por Innuve Comunicação