Golpes por WhatsApp: OAB/SE faz alerta e orienta cuidados preventivos aos escritórios de advocacia

Alguns escritórios de advocacia e seus clientes estão sendo vítimas de um golpe com cobranças de taxas indevidas. Através do aplicativo do WhatsApp, o cliente recebe mensagem com cobrança da taxa – sob alegação de necessidade de pagamento, para que haja liberação de algum valor no poder judiciário ou para movimentações processuais.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), através do seu presidente, Danniel Alves Costa, alerta sobre o caso aos advogados e advogadas, orientando que os escritórios tomem alguns cuidados preventivos.

“Caso o escritório identifique a situação de golpe, é necessário que seja registrado um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima ou no site da Secretaria de Segurança Pública. Também é possível trazer o fato até à Ouvidoria da Ordem, para que as providências sejam imediatamente tomadas”, alerta.

Danniel Costa ainda ressalta que “cabe aos escritórios de advocacia, de forma preventiva, orientar seus clientes de que todo e qualquer contato, somente será realizado através de seus meios oficiais de comunicação”, observa.

Entenda a repercussão do golpe

Os golpistas estão usando foto de advogados e pedindo dinheiro para dar andamento em processos. Pelos depoimentos das vítimas e advogados, de agosto até o momento, conforme revela o delegado de polícia, Everton Santos, pelo menos cinco escritórios foram alvos dos bandidos.

Ainda em agosto, o Tribunal de Justiça emitiu uma nota de alerta em suas redes sociais.

“As investigações serão iniciadas a partir destes depoimentos. Tudo indica que é uma pessoa do Estado de Mato Grosso ou de São Paulo. A gente vai tentar bloquear a conta através de solicitação judicial e vamos encaminhar uma carta precatória para o local de origem – de onde funciona a conta dele. São crimes que geram transtornos e prejuízos para todos”, finaliza o delegado Everton.

POR INNUVE COMUNICAÇÃO
ASCOM – OAB/SE