Comissão da OAB/SE lança ‘Cartilha de Prerrogativa da Mulher Advogada’ durante evento em alusão ao Dia da Mulher Advogada

“A advocacia feminina ainda passa por diversas peculiaridades. Estamos há anos lutando pela equidade de gênero; por oportunidades; pelo direito de ter a dignidade de trabalhar e de ter reconhecimento”.

A pontuação acima é da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Flávia Elaine Santana Santos. O dia 15 de dezembro é celebrado em todo o território nacional como o Dia da Mulher Advogada. A data é comemorada desde 2016, onde foi estabelecido como o “Ano da Mulher Advogada”, em justa comemoração às mulheres atuantes na advocacia.

Em representatividade a esta data, a OAB Sergipe, através da comissão temática, promoveu o evento ‘Dia da Mulher Advogada’, com palestras sobre a ‘Importância da Imagem Profissional na Advocacia – O que a imagem diz sobre você?’ e sobre ‘A mulher advogada e seus múltiplos papeis’, apresentadas pela consultora de imagem, stylist e colorista Leila Costa, além da advogada, empreendedora e palestrante Lívia Sampaio.

O momento contou com interações durante a roda de conversa e o lançamento da Cartilha de Prerrogativa da Mulher Advogada.

Novos desafios

Para a vice-presidente da OAB/SE, Letícia Mothé, sempre vão existir novos desafios. “Hoje, conquistamos espaço na nossa instituição, por exemplo. O primeiro passo foi dado. Precisamos de união. A didática deste evento é super interessante, porque a gente traz conteúdo voltado para a classe, como: dicas de uma consultora de imagem, sobre empreendedorismo, maternidade, temas caros para mulheres e, para mulheres advogadas”, reforça.

Nesta data em que se comemora o Dia da Mulher Advogada, o debate em conjunto fortalece a classe de profissionais. É o que complementa a vice-presidente da Ordem. Letícia pontua que “é preciso seguir juntas. Já que somos maioria em números, que sejamos maioria em vozes”, finaliza.

Corroborando com o que disse Letícia, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Flávia Elaine, ressalta que “não basta ser um número. Precisamos ocupar os espaços e ser reconhecidas pela nossa competência, pelo trabalho. Momentos como o que este evento proporciona, nos trazem o foco para essas questões ainda em debate de luta e conquistas”, destaca Flávia.

Fortalecimento da marca pessoal

Entre os temas abordados na rodada de palestras, a ‘Importância da Imagem Profissional na Advocacia – O que a imagem diz sobre você?’ conquistou a atenção do público. Seja para quem está iniciando na carreira, como para quem já acumula anos de experiência, a marca pessoal decorre muito, também, do visual.

“Segurança e autoridade são posicionamentos que podem ser conquistados, também, pelo visual. Uma dica para quem está iniciando na carreira, é usar formato de linhas retas, alfaiataria. Para aqueles profissionais que já estão na carreira há mais tempo, o tom de austeridade pode ser quebrado com cores e elementos que tragam mais dinamismo”, aconselhou a consultora de imagem, stylist e colorista, Leila Costa.

Por Innuve Comunicação
ASCOM – OAB/SE