OAB Sergipe promove bate-papo ‘Respeitar é Legal’, no Prefem, em alusão ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa

Com o objetivo de dialogar sobre as diversidades religiosas existentes e a importância de respeitar as crenças e tradições presentes em todas elas, sem distinções, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SE, através do Grupo de Trabalho Mulheres Encarceradas, promoveram o bate-papo ‘Respeitar é Legal’ – em alusão ao Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21/01.

O bate-papo, realizado no último dia 7, ocorreu no Presídio Feminino do Estado de Sergipe e contou com a participação de 30 internas, que participaram de dinâmicas, fizeram perguntas e relataram suas experiências religiosas, permitindo, assim, um momento de reflexão e aprendizado.

Na oportunidade, as internas ainda contaram com palestras sobre os temas: “O cristão e seu papel social” e “Consequências da intolerância religiosa e contornos legais da conduta”, ambas promovidas pelo representante da Comissão de Liberdade Religiosa, o advogado Iannick Sucupira, e pela secretária-geral adjunta da OAB/SE, a advogada Clara Arlene Ferreira, respectivamente.

Conforme explica a coordenadora do Grupo de Trabalho Mulheres Encarceradas, Francione Gomes, a intolerância religiosa gera preconceito e malefícios para a sociedade. Ela é caracterizada quando alguém não reconhece ou não respeita a religião ou crença do outro. Uma prática que deve ser combatida porque traz à tona falta de liberdade, respeito e diversidade.

Por fim, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Flávia Elaine, reforçou que “para a efetivação deste projeto, contamos com o suporte do diretor da unidade, Augusto Henrique de Jesus, e da vice-diretora, Maria Edinólia de Souza’.

 

Por Innuve Comunicação
Ascom – OAB/SE