OAB Sergipe sedia lançamento estadual da Campanha Abril Verde

O Plenário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) recebeu a solenidade de lançamento oficial do Abril Verde. A campanha é coordenada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional – GETRIN – do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região, e envolve uma série de atividades neste mês, incluindo a iluminação das fachadas de prédios públicos, entre eles o da OAB/SE. O objetivo é conscientizar toda a sociedade, especialmente empregados e empregadores, sobre a importância de se promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, fez a abertura do evento, destacando a importância da Ordem em sediar o início da campanha em Sergipe. “Uma data que marca essa união de forças com todas as entidades envolvidas, que juntas podem mostrar à população a importância de valorizar as normas de segurança do trabalho”, disse.

Segundo a coordenadora das Comissões da OAB/SE, Roseline Morais, a contribuição da Ordem no GETRIN tem por objetivo dar cada vez mais visibilidade à proteção do trabalho. Atualmente, a instituição tem duas comissões relacionadas ao trabalho: a Comissão de Direitos Sociais e a de Direito Sindical, o que reforça a importância que a OAB/SE destina às relações trabalhistas.

“E nesse mês, a campanha tem como foco não somente o trabalho seguro, mas também saudável, que é outra preocupação, uma vez que temos visto índices alarmantes de adoecimento de trabalhadores. Então a Ordem tem o papel fundamental de compor o GETRIN e dar cada vez mais visibilidade e criar consciência nos trabalhadores e dos empregadores sobre a necessidade desse ambiente saudável e seguro para todos”, destacou.

A vice-presidente do TRT 20ª Região e coordenadora do GETRIN 20, desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, explicou que abril é o mês escolhido para essa campanha porque no dia 28 é marcado pelo “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho” e “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

Por conta dessas duas datas, o GETRIN 20 irá promover uma série de ações com o principal objetivo de conscientizar a todos para a existência de um ambiente de trabalho seguro. “Sabemos que inúmeros acidentes poderiam ser evitados com a prevenção. E aqui em Sergipe teremos uma vasta programação para manter esse alerta para um tema tão oportuno”, relatou.

Adalício Morbeck, presidente da Comissão de Direito Sindical, reforçou a importância do “Abril Verde”, que hoje alcança toda sociedade. “Sua missão de propalar o meio ambiente de trabalho seguro e saudável surge como um instrumento apto a diminuir os altos índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Sua importância transcende a espécie e atinge o próprio meio ambiente que é gênero e faz com que toda a sociedade volte os olhos para o ser humano”, frisou Morbeck.

O coordenador geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-SES), Igor Coelho Nunes, ressaltou a importância de fazer parte do grupo do Getrin e somar esforços na luta por um trabalho seguro e saudável. “O CEREST Estadual tem atuado para fortalecer as notificações por acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho, para que possamos desenvolver uma política estadual de saúde do trabalhador e da trabalhadora, mais eficiente e embasada em dados consistentes sobre o retrato fiel das reais condições de trabalho por município, por regional de saúde e de todo estado de Sergipe. O CEREST está sempre de portas abertas para acolher todos e todas as trabalhadoras, independente de vínculo público, privado ou informal”, reforçou Igor.

Participaram da mesa o procurador do trabalho, Márcio Amazonas; Igor Coelho Nunes, coordenador geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST-SES); Celuta Krauss, superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Gabriela Milano, presidente da Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas (ASSAT); vereador Eduardo Lima, representando a Câmara Municipal de Aracaju; e Fabrício Rocha, representando a Polícia Federal em Sergipe.

POR INNUVE COMUNICAÇÃO
ASCOM OAB/SE