OAB/SE participa da 9º Caminhada para Oxalá em defesa da liberdade religiosa

Defender a liberdade religiosa, o respeito e a paz, esse é o objetivo da 9º Caminhada de Oxalá realizada na capital sergipana em janeiro mês referência de combate a Intolerância Religiosa. A caminhada aconteceu no dia 26 e contou com a participação de integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE).

A secretária-geral adjunta da OAB/SE, Clara Arlene, que é candomblecista, acompanhou o cortejo e falou do papel da Ordem na defesa da igualdade, respeito e da paz.

“Participo da caminhada como mulher preta, de axé e secretária-geral adjunta da OAB/SE, que é uma instituição que se posiciona na luta antirracista e também na luta contra a intolerância religiosa. A Constituição nos garante um estado laico. Mas, infelizmente, o preconceito e a violência tentam ferir esse direito constitucional que nos é garantido. A caminhada mais uma vez traz a importância da união de todos. Falar sobre intolerância religiosa é falar sobre a palavra universal que é o respeito. A fé é o pilar da vida de muitas pessoas e o respeito é o princípio basilar, inclusive, para tornar uma sociedade mais saudável”, enfatizou.

Um dos organizadores e idealizadores do evento, Pejigã Edivan de Assis, explica que a Caminhada é inspirada em um evento similar que acontece do estado do Rio de Janeiro. “Em Sergipe fazemos uma caminhada para Oxalá no mês de janeiro, mês de combate a intolerância religiosa, mês das águas de Oxalá. Estamos na nona edição e essa não é uma caminhada religiosa, mas de religiosos em defesa de uma agenda civil”, ressaltou.

Em apoio ao evento, às minorias e à liberdade religiosa, o professor mestre em Ciências da Religião, Alexandre de Jesus Prazeres, participou da Caminhada. “De um modo geral estamos preocupados com a liberdade religiosa, que não deve ser apenas um privilégio de algumas religiões. Então, é importante somarmos esforços para defender aquelas religiões minoritárias que sofrem perseguições e que muitas vezes são demonizadas, até mesmo por outros religiosos. A minha participação se dá exatamente com esse propósito de dar apoio a grupos que são oprimidos e têm seus direitos violados”, afirmou.

Além da secretária-geral adjunta da OAB/SE, estiveram presentes na Caminhada membros das Comissões de Liberdade Religiosa e da Igualdade Racial.

Homenagem
Em cada edição a Caminhada para Oxalá homenageia uma figura com representatividade dentro das religiões de matriz africana. Este ano o homenageado, in memoriam, foi Pai Magno, líder religioso que sempre resistiu às adversidades e lutou por um ambiente em que as pessoas pudessem praticar suas crenças sem medo de discriminação ou preconceito.

Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE