Robson Barros é empossado presidente da Comissão de Direitos Humanos

Nesta segunda-feira, 25, o conselheiro Robson Barros tomou posse na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe. O conselheiro foi empossado pelo presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, em solenidade que contou com a presença do Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Everaldo Patriota.

“Em um gesto de grandeza, motivado por atribulações de ordem pessoal, o ex-presidente da Comissão, Thiago Oliveira, decidiu abrir mão do seu cargo, e com seriedade e compromisso passa hoje a sua função para o conselheiro Robson Barros, que já demonstrou seu empenho na luta pela defesa dos Direitos Humanos. Uma luta essencialmente contramajoritária que exige muito amor e dedicação,” frisou Henri Clay Andrade.

Everaldo Patriota, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, pontuou o momento difícil pelo qual o mundo passa nas mais diversas esferas, alertando para os seus reflexos na garantia da dignidade humana. “ A OAB é a única instituição formada por membros que juram defender os direitos humanos, tão incompreendidos por boa parte da sociedade. No confronto do Estado com indivíduo não podemos permitir o desrespeito à dignidade da pessoa humana. E fazemos isso com ética, com civilidade e com ordem jurídica. A sociedade civil brasileira nunca precisou tanto de profissionais que atuem na defesa dos direitos humanos. Sem o trabalho de vocês, através desta Comissão, não há democracia. A democracia só existe com a inclusão e o respeito”, enalteceu Patriota.

Ao transferir o cargo, o ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Thiago Oliveira, relembrou um pouco de sua trajetória. “Depois de quase dois anos nessa árdua tarefa que é estar à frente da Comissão de Direitos Humanos preciso agradecer a diretoria da Ordem, por me confiar esta responsabilidade que foi, na verdade, a realização de um sonho. Todos sabem que milito na área dos Direitos Humanos desde que me vi enquanto ser político. Contribui e aprendi muito em minha jornada, mas por compreender que OAB está além das pessoas e seus cargos, entrego a Comissão ao colega que demonstrou estar preparado para assumir essa função e manter a postura firme da Seccional na defesa dos direitos humanos”, ressaltou Thiago.

O presidente recém empossado, Robson Barros, agradeceu a diretoria da OAB pela confiança depositada e destacou a atuação da Comissão de Direitos Humanos. “O trabalho que executamos tem um objetivo simples e direto: ajudar ao próximo. Nossa luta é em prol das pessoas que mais necessitam. Daqueles que estão lá fora e enxergam a OAB como o único amparo, uma luz no fim do túnel. Somos a esperança para aquelas pessoas que são afrontadas pelo Estado e, muitas vezes, são colocadas à margem da sociedade. Agradeço a OAB e aos membros da Comissão, que considero verdadeiros guerreiros, pelo êxito no trabalho exercido em nome da dignidade da pessoa humana. Costumo dizer que sozinhos não conseguimos nada, mas juntos somos fortes e não vamos tombar nessa batalha constante que é a defesa dos direitos humanos”, disse Robson Barros.