Solenidade de compromisso enaltece bandeiras essenciais à valorização da advocacia

Nesta segunda-feira, 02, cerca de 20 advogados e advogadas firmaram o compromisso de exercer a profissão com dignidade, observando a ética e o dever de defender a justiça social, os direitos humanos e o Estado Democrático de Direito. A solenidade foi realizada em Estância.

A cerimônia teve como juramentista o jovem advogado, Márcio Roberto Ávila Costa Filho, e contou com o discurso da oradora da turma, Aretha Vieira Cardoso. Em sua fala, a jovem advogada demonstrou o sentimento de gratidão e enalteceu a missão essencial da advocacia.

“A advocacia luta pelo direito e essa é uma das lutas mais bonitas que pode existir. Ser advogado é colocar-se no lugar do outro, sentir suas dores e doar-se para que as questões sejam resolvidas da melhor forma. Trata-se de enfrentar as maiores mazelas da sociedade”.

Em sua explanação, o presidente da OAB, Inácio Krauss, fez uma reflexão sobre o juramento que os novos profissionais fazem ao receber suas carteiras da OAB. Inácio relembrou o dever de defender não só a democracia e as causas sociais, mas também a própria advocacia.

O dirigente da entidade afirmou que salvaguardar a profissão está além de observar a ética e as prerrogativas da classe. Para ele, a defesa da manutenção do Exame de Ordem também faz parte do dever de valorizar a advocacia, ação traz um reflexo direto para a sociedade.

Responsável por proferir a mensagem de boas-vindas aos novos profissionais, o presidente da Comissão Regional de Estância, Marcos Vinicius Mota, afirmou a honra de integrar a Ordem, ressalvando a trajetória e a missão institucional da entidade máxima da advocacia.

Na avaliação de Marcos, a solenidade de compromisso foi histórica para a cidade. “O número de novos advogados e advogadas foi grande e histórico e trouxe famílias de diversas regiões. Cerimônias assim são muito simbólicas, pois demonstram a conexão da OAB com o interior”.

Também compuseram a mesa de honra da cerimônia, a vice-presidente da Comissão Regional, Renata Aguiar; o diretor de Relacionamento com o Interior do Conselho Estadual da Jovem Advocacia, Nathan Martinez; e a diretora do campus da Unit em Estância, Adriana Rocha.

Para Nathan Martinez, a ocasião trata-se da importância da valorização da classe. “O CEJA apoia e colabora com a iniciativa da OAB em interiorizar a entrega das carteiras aos novos colegas. Trata-se da imperiosidade da valorização do exercício da advocacia”, considerou.

O integrante da Comissão Regional, Eduardo Habib Mendonça; o coordenador do curso de Direito da Unit Estância, Eduardo Roberto; e o professor do curso de Direito do campus, Carlos Vilanova, prestigiaram a solenidade de compromisso.