Em reunião virtual com entidades jurídicas, OAB/SE discute questões relativas ao exercício da advocacia

Nesta sexta-feira, 17, com participação ativa na reunião do Comitê Gestor Regional do PJe (da Justiça do Trabalho em Sergipe), a Ordem dos Advogados do Brasil discutiu questões relativas ao exercício da advocacia durante a pandemia, como a criação do “Escritório Virtual”.

Promovida através de videoconferência, a reunião colocou em pauta as ações que estão sendo tomadas para adequar os Tribunais à situação de distanciamento social, como a realização de sessões virtuais, a priorização na expedição de alvarás e a implantação de novas ferramentas.

Entre os novos instrumentos, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região apresentou o “Escritório Virtual”, disponível no Portal do PJe. Segundo a presidente do TRT20, Vilma Amorim, a ferramenta serve para unir os acessos aos sistemas de tribunais em todo país.

Além disso, Vilma apresentou a ferramenta “Reclamação pré-processual”, também disponível no Pje e que possibilita à classe o uso da mediação e conciliação antes de iniciar o processo.

A advocacia foi representada pela integrante do Comitê e secretária-geral adjunta da OAB/SE, Andrea Leite. Na ocasião, Andrea sugeriu a elaboração de um passo a passo para a utilização das ferramentas. A presidente do TRT20 garantiu que o requerimento será efetivado.

“Foi uma reunião bem esclarecedora. Discutimos atualizações do PJe e medidas tomadas pelo TRT para adequar-se à realidade do distanciamento social. O Tribunal apresentou ferramentas que estão relacionadas ao exercício da advocacia, como o Escritório Virtual”, conta Andrea.