A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), vem desenvolvendo, em conjunto com o Ministério Público do Estado (MPE), o Tribunal de Justiça (TJ/SE) e a Defensoria Pública, o projeto de instauração da Justiça Restaurativa nas áreas processual, pré-processual e comunitária, sobretudo, no alinhamento de princípios e valores dos métodos autocompositivos/restaurativos.
Na manhã desta segunda-feira, 24, o presidente da OAB/SE, Danniel Alves Costa, participou da terceira reunião que definiu as datas da Semana Restaurativa em Sergipe. Essa é uma ação que vai ocorrer também em nível nacional.
Além disso, dentre os eventos que serão realizados na Semana da Justiça, dois minicursos vão ser ofertados (duas turmas) – com certificação conjunta da Escola Superior de Advocacia e da Escola do Tribunal de Justiça.
Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, esteprojeto retoma, dentro da Justiça brasileira, aquele verdadeiro ideal de fazer a Justiça. “A iniciativa vem buscando esse caráter mais pessoal do Poder Judiciário.
E a OAB Sergipe está de portas abertas, já tendo destinado toda sua estrutura ao Poder Judiciário e ao Ministério Público do Estado para colaborar com a implantação da Justiça Restaurativa em Sergipe”, reforça Danniel Costa.
Além do presidente da OAB Sergipe, participaram da reunião a coordenadora da Coapaz do MPSE, Conceição Figueiredo; a Presidente do Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa (Nupejure) do TJSE, a desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade; o Coordenador do Centro Judiciário de Justiça Restaurativa (Cejure) do TJSE, o Juiz Haroldo Rigo; as juízas Iraci Mangueira, Rosa Geane, Hercília Maria Fonseca Lima Brito; a defensora pública estadual Gláucia Amélia Silveira Andrade; e servidores assessores do Nupejure e da Coapaz.
*Por Innuve Comunicação
ASCOM – OAB Sergipe