Candidatos à Prefeitura de Aracaju apresentam propostas de governo à advocacia durante sabatina

O Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) realizou na última terça-feira, 24, uma sabatina com os candidatos à Prefeitura de Aracaju. O debate contou com a participação dos sete candidatos que estão na disputa eleitoral municipal.

A sabatina aconteceu no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) e contou com a presença de advogados, da sociedade e das equipes dos candidatos. O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, ressaltou o papel da instituição em defesa da democracia e destacou a importância de trazer para a Casa da Cidadania, um momento de discussão de ideias e projetos que nortearão a administração da capital sergipana nos próximos quatro anos.

“A história da Ordem dos Advogados do Brasil tem em seu cerne a defesa da democracia. Durante os pleitos, a nossa responsabilidade fica ainda mais latente para que, como representantes da sociedade civil, contribuamos com o processo. Sem dúvidas, uma das formas de contribuir com as eleições é a promoção desta sabatina, que reuniu todos os candidatos à prefeitura de Aracaju. De maneira isenta e apartidária, a OAB/SE colaborou para que a sociedade pudesse conhecer mais sobre os candidatos e fazer a sua escolha de maneira consciente”, reforçou.

A sabatina foi dividida em sete blocos: o primeiro foi para apresentação, nos cinco seguintes os candidatos responderam perguntas sobre saúde, educação, mobilidade urbana e segurança, e o último foi para as considerações finais.

O mediador da sabatina, o presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB, Sidney Neves, destacou que foi um debate íntegro e respeitoso, proporcionando aos participantes expor suas propostas à sociedade civil.

“A sabatina transcorreu da melhor forma possível, com muito respeito e educação entre os candidatos. As regras foram definidas e aceitas pelos participantes previamente, tivemos sete blocos, sendo cinco com perguntas firmes e direcionadas, que foram elaboradas pela advocacia abordando eixos fundamentais à vida de qualquer cidadão. A OAB tem um protagonismo natural e, por ter esse protagonismo e responsabilidade perante a sociedade, a instituição trouxe o debate para dentro da OAB”, afirmou.

A vice-presidente da OAB, Letícia Mothé, entende que a sabatina atingiu um resultado muito positivo e a Ordem cumpriu mais uma vez seu papel junto à democracia. “Promovemos uma sabatina com toda lisura, com perguntas muito técnicas e direcionadas, para que a população pudesse extrair o plano de governo de cada candidato e dessa forma fazer sua melhor escolha, uma escolha democrática. O debate também fortaleceu à advocacia, porque todos os candidatos trouxeram um olhar para a nossa profissão. A sabatina trouxe mais uma vez a confirmação de nossos direitos, deveres e, acima de tudo, nosso compromisso com a sociedade”, assegurou.

A sabatina foi promovida pela Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SE. O vice-presidente, Valteno Neto, explica que o objetivo da Seccional é ajudar a sociedade e a advocacia a conhecerem melhor os candidatos e suas propostas de governo. “Esse é um momento em que o eleitor indeciso pode tomar sua decisão e os eleitores que já decidiram seu candidato, possam refletir sobre o seu voto. A OAB está colaborando com a democracia e com a formação da convicção dos eleitores e da advocacia”, concluiu.

Por Innuve Comunicação
Ascom OAB/SE