A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe (OAB/SE), por meio da Comissão de Direito Médico e Saúde participou na tarde da última sexta-feira, 20, de uma reunião conjunta com a Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE), o Conselho Regional de Medicina (CREMESE) e o Sindicato dos Médicos com o objetivo de discutir o Plano de Contingência e o que está sendo feito pelas autoridades públicas em relação ao enfrentamento do coronavírus (Covid-19).
Durante o encontro, foi definido o encaminhamento de um ofício requerendo aos órgãos públicos – Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado – a apresentação e o encaminhamento, de forma transparente e célere, do planejamento de enfrentamento ocasionado pela pandemia do coronavírus (Covid-19).
De acordo com a presidente da Comissão de Direito Médico e Saúde da OAB/SE, Clarissa Marques França, na reunião foram discutidas as questões relacionadas ao enfrentamento do problema. Na oportunidade, foram colocadas situações como as dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Está todo mundo preocupado com os EPIs, com a quantidade, com a disponibilidade, como será feita a reposição e o estoque existente”, revelou.
Clarissa França ressaltou “queremos união e transparência do poder público, a ideia das entidades é contribuir, somar forças. Neste momento, várias ações precisam ser implementadas, em especial precisamos que sejam definidas a relação das unidades de saúde que vão ser indicadas para as pessoas procurarem, além de quais pessoas vão ficar na retaguarda, qual o hospital vai ser criado para o atendimento às vítimas e como vão ser criados os leitos”.