O Grupo de Trabalho “Gênero, Raça e Etnia” da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil está promovendo, via plataforma Zoom, um grupo de estudos quinzenal sobre o viés e a linha de pensamento da antropóloga brasileira, Lélia Gonzalez.
Lélia foi uma intelectual, política, professora e antropóloga do Brasil. Fez graduação em História e Filosofia, mestrado em Comunicação e foi doutora em Antropologia Social. Sua atuação foi caracterizada pela capacidade de articular sobre a população e a mulher negras.
O último encontro do estudo virtual aconteceu na segunda-feira, 18, e colocou em discussão o texto “Racismo e sexismo na cultura brasileira”. O próximo estudo está previsto para o dia 1º de junho, às 15 horas, e debaterá o texto “A categoria Político Cultural de Amefricanidade”.
A iniciativa é aberta ao público e tem o objetivo de expandir o repertório de referencial teórico acerca das questões que circunscrevem o racismo e o machismo estrutural. O fito é fornecer ferramentas conceituais para promover o debate na sociedade e na atividade profissional.
Para participar do próximo encontro, basta acessar o Zoom com o ID da reunião: 721 3775 2944 e a senha: 1w63nu