Interação e conhecimento, estas foram às máximas do Curso Marketing Digital e Desenvolvimento para Advocacia realizado na noite dessa terça-feira, 16, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE). Ministrada pelo advogado, empresário e coach, Robert Beserra, a capacitação contou com a participação de um grande número de advogados e advogadas. O evento foi uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA).
A vice-diretora da ESA, Silvana Farias Cruz, ao abrir o evento deu as boas-vindas ao público e ressaltou que os advogados devem conhecer a temática abordada no curso Marketing Digital e Desenvolvimento para Advocacia. “Os advogados precisam saber o que o mercado necessita hoje, precisam se modernizar, para conseguir ser melhores do que já são. A gente precisa ser um excelente gestor e conhecer vários temas, por isso a preocupação da ESA em promover eventos como esses”, afirmou.
A coordenadora-adjunta de Apoio à Jovem Advocacia da ESA, Ercilia Garcez, ressaltou a importância do curso. Segundo ela, Marketing Digital é uma temática muito recorrente e que as pessoas têm dúvidas, principalmente em relação ao que pode ser feito nas redes sociais.
Ercília destacou a relevância da realização do curso pela ESA, de forma gratuita, com inscrição solidária. “Tudo foi feito para que os advogados se atualizem, se capacitem e entendam a importância do tema”, disse.
A coordenadora do Núcleo de Ética e Inovação da ESA, Cristina Maria Santana Nascimento, também parabenizou a ESA pela iniciativa de promover o curso. Segundo Cristina Nascimento, o evento aprimorou mais o conhecimento dos advogados sobre desenvolvimento pessoal e marketing digital.
“Nas mídias sociais a gente não sabe ao certo o que pode e o que não pode ser divulgado, a gente não sabe como lidar com o Código de Ética da OAB sem cometer nenhuma infração disciplinar, envolvendo a publicidade na advocacia. No curso a gente pôde aprender sobre isso”, afirmou.
Desenvolvimento Pessoal e Marketing Digital
Na primeira parte do curso, o palestrante Robert Beserra falou sobre as ferramentas de desenvolvimento pessoal. Segundo ele, às vezes as pessoas acham que ter somente as ferramentas de trabalho, as ferramentas para poder conquistar clientes são suficientes, quando na verdade os seres humanos são um todo e têm que estar em perfeito equilíbrio seja na família, na vida espiritual, na vida financeira ou no próprio trabalho.
Na segunda parte da capacitação Robert abordou a temática do Marketing Digital. “Se você não tiver hoje nas mídias digitais, nas redes sociais, você está praticamente fora do mercado de trabalho”, afirmou.
Além dessas duas temáticas, o palestrante passou para os advogados técnicas de negociação e de vendas. “Quando a gente fala vendas para advogados soa um pouco estranho, mas vendas porque nós vendemos a nossa imagem, uma ideia, um projeto, um serviço para os nossos clientes e quando os advogados conhecem as técnicas de Programação Neurolinguística (PNL), quando conseguem aplicar os gatilhos mentais corretos isso vai contribuir muito para o desenvolvimento da profissão, vai contribuir para que eles entendam e se conectem com o cliente. O meu objetivo foi passar essas ferramentas para que os advogados de Sergipe tenham um conhecimento ainda mais amplo não apenas do Direito Civil, do Processo Civil, do Código de Defesa do Consumidor, mas de ferramentas que eles poderão aplicar para poder se desenvolver, serem mais produtivos e lidar melhor com o fator humano, com o seu cliente”, revelou.
Robert ressaltou ainda a importância das estratégias utilizadas pelos advogados respeitarem o Código de ética da Advocacia. “O Código de ética não pode ser rasgado, não pode ser esquecido, ele está aqui para nos proteger, é o nosso norte. Dentro desse norte, ainda é possível desenvolver técnicas de marketing nas redes sociais e até mesmo dentro do escritório, desde que se respeite a classe, respeite o Código de Ética e ainda assim seja efetivo”, salientou.
Temática necessária
O advogado Marcos Aurélio Araújo de Oliveira disse que participou do curso porque a advocacia está sendo renovada, além disso, o palestrante e a temática também contribuíram para a sua decisão de estar presente na capacitação.
“Vim para cá com algumas dúvidas como, por exemplo, sobre o conteúdo a ser postado, se o advogado pode ou não publicar o nome do escritório, informações que foram explicadas no curso pelo palestrante”, ressaltou.
A advogada Carla Maria Pereira Oliveira saiu muito satisfeita com o curso. Segundo ela, entre os ensinamentos repassados está o da motivação, de nunca desistir dos sonhos. Além disso, Carla ressaltou as dicas de Marketing Digital. “Ele orientou sobre a importância dos conteúdos diários e sobre como deve ser o perfil profissional do advogado nas redes sociais”, revelou.