A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, realizou nessa terça-feira, 03, o primeiro dia da sabatina com os candidatos à Prefeitura de Aracaju. Até esta quinta-feira, 05, o ambiente democrático conta com a participação de 10 concorrentes que desejaram participar do evento.
No primeiro dia da sabatina, participaram Georlize Oliveira (às 14 horas), Márcio Macedo (às 15 horas), Paulo Márcio (às 16 horas) e Lúcio Flávio (às 17 horas). Eles apresentaram suas propostas e responderam perguntas enviadas por comissões especiais e temáticas da OAB/SE.
O evento contou com a abertura solene do presidente da OAB, Inácio Krauss, que ratificou o papel democrático da entidade. “É com satisfação que mais uma vez a Ordem leva para os cidadãos, de forma democrática, uma sabatina com os candidatos ao pleito eleitoral”, afirmou.
“Chamamos todos os candidatos. Entre os 11, 10 aceitaram participar. A OAB não é e não pode ser partidária, mas deve sim participar sim dos pleitos políticos. Ao longo de sua história a Ordem sempre esteve na vanguarda de todas as decisões políticas que aconteceram”, disse.
Na oportunidade, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SE, Jefferson Feitoza, destacou o apoio intransigente da diretoria da OAB à atuação da Comissão e afirmou que é uma grande alegria receber os candidatos a fim de que eles apresentem seus projetos e ideias.
“A sabatina é uma das ações realizadas através da Comissão que tem o total apoio da diretoria da OAB. Estamos felizes em receber os candidatos para que passem suas ideias e proponham efetivamente os seus projetos para que a sociedade possa acompanhar”, considerou.
Georlize Oliveira
A primeira candidata a explanar foi Georlize Oliveira (DEM), que iniciou sua fala ressalvando a importância do evento. “Eu só tenho 40 segundos na televisão e tenho pedido muito por espaços abertos como esse para que os cidadãos possam fazer uma escolha consciente”.
Ao apresentar seu projeto, Georlize destacou entre as missões de sua gestão: equilibrar a máquina pública; gerar emprego e renda; criar condições de novos investimentos para a cidade; proporcionar condições de melhoria dos índices de desenvolvimento humano; etc.
A candidata respondeu perguntas sorteadas sobre assistência à saúde da mulher; educação pública e inclusiva; obrigatoriedade de previdência complementar aos servidores públicos até 2021; treinamento cidadão da guarda municipal; e advocacia pública na administração pública.
Foram também respondidas questões relativas à criação de Conselho e Fundo Municipais dos Direitos dos Animais; à infraestrutura na educação para pessoas com deficiência; ao acesso às Unidades Básicas de Saúde; e ao plano emergencial para educação municipal ante à pandemia.
Márcio Macedo
Em seguida, o candidato, Márcio Macedo (PT), também apresentou suas propostas de gestão e respondeu perguntas elaboradas pelas comissões. Ele afirmou que um dos princípios de sua campanha é a defesa da democracia como valor fundamental e patrimônio universal.
“Temos também compromisso com a pessoa humana. Nosso governo não terá tolerância com qualquer ação que desrespeitará direitos humanos”, disse. Márcio citou alguns compromissos da gestão: saúde, educação, auxílio aos vulneráveis, emprego e micro e pequenas empresas.
O candidato respondeu perguntas sorteadas acerca de pessoas idosas em situação de rua; do fortalecimento da autonomia das mulheres; do plano diretor; plano emergencial para educação municipal ante à pandemia; e planos alternativos para o uso de carroças na cidade.
Márcio replicou ainda questões sobre Conselho e Fundo Municipais dos Direitos dos Animais; responsabilidade fiscal, receita e arrecadação; olhar humanitário à população preta; obras; infraestrutura na educação para pessoas com deficiência; e inserção do ensino de libras.
Paulo Márcio
O candidato, Paulo Márcio (DC), iniciou sua explanação afirmando ser uma imensa satisfação apresentar seu projeto à sociedade. “É um plano que traz inovações tanto na forma na qual foi elaborado quanto nas propostas, que goram elaboradas através de análise de nossa capital”.
“Fizemos uma análise da realidade conjuntural e estrutural tendo em vista que toda entidade federativa apresenta problemas conjunturais (causados por variações da economia, clima, etc) e problemas estruturais, que existem e continuarão a existir por se nada for feito”, explicou.
Foram temas das perguntas sorteadas à Paulo: proteção e preservação da fauna; promoção de empregabilidade da pessoa com deficiência; acesso à informação sobre orientação sexual e reprodutiva; funcionamento de centros de reabilitação; e alagamentos decorrentes.
Lúcio Flávio
Encerrando o ciclo de explanações do primeiro dia da sabatina, o candidato, Lúcio Flávio (Avante), deu início à sua fala agradecendo a OAB/SE pela oportunidade. “Essa casa está permitindo que o cidadão aracajuano possa conhecer mais o perfil de cada candidato”, disse.
Lúcio Flávio afirmou que seu plano de governo possui a família como cerne. “Nós somos uma chapa conservadora e decidimos que nosso plano seria pautado para a família. O foco não é o cabide de emprego, o orçamento, mas sim o resultado gerado para a família aracajuana”.
O candidato respondeu perguntas sorteadas sobre controle de cães e gatos; Conselho e Fundo Municipais dos Direitos dos Animais; sistema de registro e fiscalização dos veículos de tração animal; e implantação de políticas públicas sociais voltadas às pessoas em situação de rua.
Também foram questionados os temas: acessibilidade na educação; pandemia e população preta; o papel da advocacia pública na administração pública; o plano diretor; infraestrutura na educação para pessoas com deficiência; e realização de serviços públicos na periferia.
Lúcio replicou ainda perguntas das comissões sobre plano para atendimento multidisciplinar a crianças com deficiência; obrigatoriedade da previdência complementar para servidores públicos até 2021; e ações de enfrentamento à violência de gênero.